Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2020

9 ANOS DO ENCONTRO CANGACEIRO COM O CINEASTA DE FORTALEZA ADERBAL NOGUEIRA E COM O FUNDADOR DA SBEC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO PAULO MEDEIROS GASTÃO


Por José Mendes Pereira
Paulo Gastão, Manoel Severo, Lemuel Rodrigues e Aderbal Nogueira

Terça-feira, 31 de dezembro de 2011 pela manhã fui convidado através de telefone pelo fundador da SBEC - Socidedade Brasileira de Estudos do Cangaço, o Dr. Paulo Medeiros Gastão (já falecido) para eu conhecer de Fortaleza o cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, que se encontrava hospedado no Hotel Thermas de Mossoró. Às 3:30 hs eu já me encontrava lá, e fui muito bem recebido pelo o Aderbal que se encontrava em seu apartamento, mas assim que a recepcionista comunicou-lhe a minha presença no hotel, de imediato ele desceu e veio me receber;  um homem simples, e foi a primeira vez que eu o vi pessoalmente. Ao lado das piscinas permanecemos conversando sobre o cangaço, e meia hora depois, o Dr. Paulo Gastão chegou.

A família Duarte foi relatada na palestra porque Manoel Duarte Ferreira da Silva segundo a literatura diz que ele foi o homem que baleou  o cangaceiro Jararaca. Eu nasci em uma das suas propriedades, e que durante muitos anos o meu pai Pedro Nél Pereira (já falecido) foi seu morador, mas nunca empregado, apenas morava de favor. Por essa razão eu conheci e conheço quase toda família Duarte. 

Já o Dr. Paulo Gastão também teve e tem contato direto com a mesma, pois um dos seus   irmãos Dr. Gastão era casado com Dra. Arita filha do ex-senador Duarte Filho, irmão do Manoel Duarte.  Mas tanto eu, como o Dr. Paulo Gastão não nos conhecíamos antes, pois a nossa amizade surgiu em maio de 2011.

A palestra continuou e mais ou menos 18:00 hs. lá chegou o atual presidente da SBEC, o professor e pesquisador do cangaço Lemuel Rodrigues, que também falou sobre o cangaço e a SBEC. Lá foram feito fotos pela esposa do Aderbal.

Se você amigo leitor, ainda não se decidiu ser um cangaceirólogo, decida logo. Cangaço não é bicho de sete cabeças. Cangaço é Cultura. Estudar o cangaço é fantástico. 

Venha! Junte-se a nós, amigo! É fantástico estudar cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário