Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2018

O BEM AMADO: BASTIDORES DA PRIMEIRA NOVELA A CORES NO BRASIL, FILMADA EM SEPETIBA (PARTE 1)



Em novembro de 1972, chegava pela primeira vez a Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, a maior equipe que a TV Globo, já utilizou para a gravação de uma novela: Era o início das externas de “O Bem Amado”, de Dias Gomes, que estava substituindo “O Bofe”.

. O elenco chegava às 7h na sede da emissora, no Jardim Botânico e, de lá, ia de ônibus para Sepetiba. A equipe de produção da novela alugou uma casa na região para servir de camarim aos atores.

Eram quatro caminhões, cor, vídeo-tape, gerador, iluminação, 21 técnicos, três câmaras, três iluminadores e dois auxiliares, dois técnicos de cor, um operador de vídeo, dois de áudio e dois supervisores, além de cinco motoristas, que conduziam quatro carros de produção e os atores. Só o caminhão, com o equipamento de cor, pesava doze toneladas.

Sob um sol forte, os caminhões iam parando, e a equipe se concentrando. Então os banhistas começaram a se aproximar, fazendo perguntas sobre a novela, enquanto as janelas das casas eram ocupadas pelos moradores.

Traziam ainda um Saveiro e dois Jegues, “ importados “ da Bahia, para serem utilizados pelos personagens.

O Bem-Amado, foi a primeira novela da TV Globo a ser exportada, abrindo o mercado estrangeiro para os produtos televisivos nacionais.

A novela alcançou outros extremos, tendo sido exportada para 30 países, entre eles os Estados Unidos. Em 1977, toda a América Latina, com exceção da Venezuela, assistia a O Bem-Amado através da Spanish International Network.

Flávio Brandão é pesquisador e publica diversos textos semanalmente na Santa Paciência.

(Na foto, Jardel Filho com Paulo Gracindo e Maria Cláudia, conversam e posam para fotos, na praia de Sepetiba, durante um intervalo de gravação).

Extraído do facebook da página do professor e pesquisador Adinalzir Pereira - https://www.facebook.com/GuaraciRosaHistoriador/photos/a.1802147649809900.1073741828.1800233896667942/1877182665639731/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário