Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2025

OS ÚLTIMOS PASSOS DO CANGAÇO: A RETIRADA DOS REMANESCENTES DE LAMPIÃO (1938–1940).

Por Guilherme Velame

3 de agosto de 1938: Corisco comete um dos crimes mais brutais do cangaço ao assassinar e degolar seis membros de uma mesma família em represália pela morte de Lampião.
5 de setembro de 1938: Barreira assassina o companheiro Atividade em busca de anistia.
6 de setembro de 1938: Penedinho mata o companheiro Canário em troca de anistia.
6 de outubro de 1938: Entregam-se os cangaceiros Juriti e Borboleta.
13 de outubro de 1938: Morrem os cangaceiros Bom de Veras, Amoroso e Cruzeiro, na atual Carira(SE), quando, junto com Balão, iriam se entregar. Este último consegue fugir.
15 de outubro de 1938: Zé Sereno assassina friamente o cabo José Paes da Costa, que estava ajudando o cangaceiro a fugir de um cerco em Pinhão(SE).
19 de outubro de 1938: Zé Sereno se entrega junto a vários cangaceiros em Jeremoabo(BA).
Novembro de 1938: Pancada se entrega junto a seis companheiros(as).
7 de dezembro de 1938: Entregam-se Moita Brava, Boa Vista, Laura e Sebastiana.
14 de dezembro de 1938: Jornais noticiam que Velocidade foi emboscado e preso. Quem participou da captura foi seu ex-companheiro Pancada e o tenente Joaquim Grande.
21 de dezembro de 1938: Jornais noticiam que Português se entregou junto com Quitéria.
25 de dezembro de 1938: Jornais noticiam as prisões de Pedra Roxa e Barra de Aço, que se entregaram.
13 de fevereiro de 1939: Português é morto na cadeia de Santana do Ipanema(AL) por Pedro de Aquino, cujo pai foi assassinado pelo assecla em 1936.
5 de maio de 1939: O bando de Ângelo Roque é atacado pela volante de Odilon Flor na região de Bebedouro(BA). No combate, morrem os cangaceiros Sofreu, Pé-de-Peba e Mariquinha (mulher de Labareda).
4 de junho de 1939: Ângelo Roque, a pedido de um coiteiro, tenta matar um homem. Não o encontrando, mata sua esposa a pauladas na frente dos quatro filhos.
Meados de 1939: Moreno, na região de Brejo Santo(CE), no sítio Umbuzeiro, captura um casal acusado de delação, corta a língua da mulher e castra o homem. Perseguido, foge para Alagoas.
8 de agosto de 1939: O bando de Corisco é atacado por três volantes na Fazenda Lagoa da Serra, no último combate do célebre bandido. Presentes: Corisco, Dadá, Roxinho, Guerreiro, Gitirana, Patativa, Caixa de Fósforo, Rio Branco e outros. Corisco fica com a mão direita paralisada e o braço esquerdo atrofiado. Morrem os cangaceiros Guerreiro e Roxinho (de apenas 13 anos, segundo alguns pesquisadores).
9 de outubro de 1939: Jornais noticiam a morte do cangaceiro Pajeú, do bando de Ângelo Roque, pelas volantes sergipanas.
21 de outubro de 1939: Jornais noticiam a prisão em Mata Grande(AL) do cangaceiro “Volta Seca” (não o famoso), do bando de Moreno. Ele delata que Moreno anda com Tempestade e duas mulheres.
29 de novembro de 1939: Corisco manda Caixa de Fósforo assassinar Sinhozinho Neu Militão em Sergipe. Ordena que a cabeça da vítima seja enviada ao cabo Nicolau em Monte Alegre.
Dezembro de 1939: Entrega-se à polícia e delata o chefe Corisco, José Porfírio dos Santos, o Velocidade II. Ele relata ter entrado no bando no fim do cangaço, vindo da região de Bebedouro(BA), e participado de apenas três combates.
Fins de 1939: O bando de Ângelo Roque trava confronto com a volante dos cabos Leopoldo e Nicolau.
Fins de 1939: Tempestade é expulso do bando de Moreno. Foge, constitui família e morre na década de 1980 em Santana do Ipanema(AL).
2 de fevereiro de 1940: No dia de Nossa Senhora da Saúde, o cangaceiro Moreno abandona o cangaço com sua amásia Durvinha e parte para Minas Gerais, onde vive no anonimato por mais de 60 anos.
30 de março de 1940: Entrega-se todo o bando de Ângelo Roque, o último ainda em plena atividade.
25 de maio de 1940: Morre Corisco.
11 de junho de 1940: É noticiada a prisão do cangaceiro Mexirico, remanescente do bando de Lampião.
7 de agosto de 1940: É preso o cangaceiro Gitirana, remanescente do bando de Corisco.

Fontes: Tok de História, Blog do Farias Junior, Cangaço na Bahia, Lampião Aceso, Lampião - A Raposa das Caatingas (José Bezerra Lima Irmão), Diário de Pernambuco(PE), Jornal Pequeno(PE), O Jornal(RJ), A Noite(RJ), Diário da Manhã(PE), Jornal do Recife(PE), Jornal A Tarde(BA), Blog do Mendes, Cangaceiros de A a Z – Bismarck Martins de Oliveira.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário