Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2021

HISTÓRIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Por Beto Rueda

A história de Gitel Khalil que inspirou uma das mais comoventes cenas do filme "A Lista de Schindler".

Gitel (Jenya) Khalil foi uma menina judia-polonesa nascida em Dobrova Tarnowska, seus pais eram judeus-poloneses, Eva e David Hil. Ela estava presa no gueto de Cracóvia e, para a sua segurança, foi deixada com uma tia que era uma médica do gueto, enquanto seus pais dali escaparam em 13 de março de 1943 durante o esvaziamento deste. A pequena Gitel se escondeu dos nazistas enquanto eram reunidos idosos, doentes e crianças para deportação para os campos de extermínio de Flasov, Auschwitz-Birkenau e Belzitz.

A pena para quem fosse localizado escondido era a morte. Infelizmente isso pode ter acontecido com Gitel, cujos detalhes não se conhecem. Sua mãe também foi assassinada no mesmo dia em circunstâncias desconhecidas. Seu pai foi morto em 1944 ao tentar escapar do Gueto de Tarnov.

Gital tinha 3 ou 4 anos de idade e era conhecida no gueto por usar um casaco vermelho brilhante. Ela inspirou a garota "Red Jenya ′′ ou simplesmente ′′Little Girl in the Red Coat′′ do filme "A lista de Schindler", filmado todo preto e branco, e a única cor que foi levado nele, foi o casaco vermelho da pequena Gitel.

#fotosevideosantigos

https://www.facebook.com/photo?fbid=4625746714102823&set=gm.1994719264025513

Nota: Ao ver a foto desta criança o meu "EU" entristeceu muito, e minha pressão subiu. Que pena! Como o homem é desumano!Tão cheia de esperança! Esta é a vontade do nosso presidente, que todos sejam enviados para os campos de extermínio. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário