Seguidores

terça-feira, 14 de novembro de 2017

ESSA PUBLICAÇÃO TRAZ UM RELATO, ATÉ AGORA, DESCONHECIDO PARA MIM SOBRE LUCAS DA FEIRA, ESCRITO PELO ADVOGADO HELDER ALENCAR, ESCRAVO FUJÃO DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA - BA.

 Por Devanier Lopes

LUCAS DA FEIRA” SOB A ÓTICA DO HISTORIADOR HELDER ALENCAR

Desde o seu enforcamento há 168 anos, na primavera de 1849, Lucas Evangelista dos Santos, o Lucas da Feira, tem dividido a opinião dos estudiosos. Ladrão sanguinário para uns, para outros um defensor da justiça social. 


Há 40 anos, em 1977, o jornal A Tarde brindou seus anunciantes, assinantes e leitores com um texto assinado pelo advogado, historiador e jornalista Helder Alencar sobre o escravo que se tornou um dos personagens mais conhecidos da história de Feira de Santana. Vale a pena relembrar. (Adilson Simas)

Mitos e lendas: estórias que falam sobre Lucas da Feira

Helder Alencar

Na manhã de 25 de setembro de 1849, conta a estória, uma nuvem de gafanhotos caiu sobre a Feira de Santana, sobre esta Feira de Santana de tantas coisas. Naquela manhã, era enforcado Lucas Evangelista dos Santos, Lucas da Feira


Mas Lucas não é estória. É história. Incorporou-se, definitivamente, à História da Feira de Santana, cidade onde nasceu, viveu, sofreu e empreendeu toda sua luta, na defesa de sua raça, da raça negra, então oprimida, vilipendiada e escravizada.

Continue lendo



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário