Seguidores

sábado, 16 de novembro de 2019

A RIQUEZA ARQUEOLÓGICA DE BONSUCESSO E AS GRANDES SURPRESAS


Por Manoel Belarmino

Na tarde de hoje, minha amiga Erionesia, mandou no Zap, no meu privado, algumas fotografias de uma moeda antiga encontrada por Henrique, no dia de hoje, nos arredores do povoado Bonsucesso, aqui em Poço Redondo. Quando vi as fotografias da moeda, fiquei, deveras, surpreso. Aquela relíquia é uma moeda antiga do ano de 1811, do tempo do Brasil Colônia, e cunhada na Casa da Moeda da Bahia . Mais uma surpreendente notícia sobre as riquezas arqueológicas do Bonsucesso.


Do lado principal da moeda, no anverso, podemos ver uma coroa sobre colar de pérolas circundando o valor e o ano que a moeda foi cunhada. E, orlando o colar, os dizeres: "JOANNES. D. G. P. ET. BRAS. P. REGENS", que significa: João, por graça de Deus, príncipe regente de Portugal e do Brasil.

Do outro lado da moeda, no reverso, está escrito: "PECUNIA. TOTUM. CIRCUMIT. ORBEM", que significa: o dinheiro circula pelo mundo.

Essa moeda é o RÉIS que foi originada no período Colonial por influência do monetário português, não se tratava de uma moeda genuínamente brasileira, mas foi aproveitada no Brasil do padrão português.

Essa moeda vem do período do Brasil Colônia, do tempo de Dom João, Príncipe Regente (1799-1816).

D. João foi oficialmente regente em nome da mãe rainha D. Maria I, por demência desta, a partir de 1799. Auxiliou a Espanha na Campanha do Rossilhão. Não aderiu ao bloqueio continental napoleônico, na qualidade de aliado do Reino Unido, o que custou a invasão do reino e mudança da corte para o Brasil. Regressou com a revolução liberal do Porto, onde jurou a constituição. Nesse período, o Brasil produziu moedas para circulação em Angola, Moçambique e São Tomé & Príncipe.
Outras moedas antigas já foram encontradas no povoado Bonsucesso, inclusive eu já fiz outra postagem aqui de um texto de minha autoria com o título "BONSUCESSO E AS MOEDAS IMPERIAIS".

Bonsucesso é realmente uma comunidade que tem um valor histórico, arqueológico e cultural imenso.

Fotografias: Erionesia.


http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário