Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Serra Talhada Recebe a Primeira Visita do Cariri Cangaço para 2022

 

Depois de quase dois anos separados fisicamente em função da pandemia do novo corona vírus, a imensa familia Cariri Cangaço de todo o Brasil prepara-se para se encontrar. Serra Talhada será o cenário da primeira reunião de trabalho para a consolidação da Agenda Cariri Cangaço 2022.

Para Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço; "observando todas as recomendações das autoridades sanitárias e governamentais, e zelando pela segurança e saúde de nossos queridos amigos, o Cariri Cangaço tem a grande honra de aportar nesta terça, dia 14 de dezembro de 2021, em uma das cidades mais emblemáticas e tradicionais do querido estado de Pernambuco, a acolhedora Serra Talhada; berço dos dois principais protagonista da saga do cangaço; Sebastião Pereira - Sinhô Pereira e Virgulino Ferreira da Silva - Lampião. Chegamos a Serra Talhada com no mínimo dez anos de atraso, mas chegamos, e isso nos enche de satisfação, alegria e entusiasmo, para essas primeiras reuniões de trabalho, visitas e articulações, para a construção do grande Cariri Cangaço 2022, sob a batuta de Luiz Ferraz Filho".

Para Luiz Ferra Filho; presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, "a expectativa para recebermos o Cariri Cangaço é enorme, Vamos fazer um evento aqui em Serra Talhada com muita satisfação e entusiasmo. Nossa maior preocupação é recepcionar todos bem e surgir uma nova geração de jovens pesquisadores, escritores e historiadores do tema. Se o Cariri Cangaço de Serra Talhada der frutos com o surgimento de novos livros, novos lugares e maior engajamento de jovens já estaremos satisfeitos."

Sinhô Pereira, sentado e Luiz Padre
Virgulino Ferreira da Silva - Lampião

Serra Talhada, antiga Vila Bela, berço de dois dos principais protagonistas da saga do cangaço; Sinhô Pereira e Virgulino Ferreira da Silva-Lampião, se prepara para receber a agenda do Cariri Cangaço 2022.

Serra Talhada; antiga Vila Bela; fica a 415 km da capital pernambucana, Recife. A cidade é a segunda mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do sertão pernambucano, consolidada como cidade polo nas áreas da saúde, educação e comercio, se destaca também como um dos principais destinos turísticos das rotas históricas do cangaço.  A cidade teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado, que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.

Serra Talhada em destaque no mapa do estado de Pernambuco

A posição privilegiada dos currais de Agostinho Nunes, nos caminhos que levavam ao Ceará, Paraíba e Bahia, logo passaram a ser ponto de encontro de vaqueiros e peões que transportavam seu gado para estes estados, e  assim, despretensiosamente começa a formar-se um ajuntamento de feirantes, negociando principalmente animais, dentre outros bens. Isto aconteceu por volta de 1789/1790, na mesma época em que era erigida uma capela para a fazenda sob bênçãos de Nossa Senhora da Penha. Nascia aí também a vocação mercantilista do município. A feira de Serra Talhada hoje tem aproximadamente 220 anos, sendo que desde a primeira vez que aconteceu (segunda-feira), continua até hoje sendo realizada neste mesmo dia da semana.

Com o comércio surgido pelo ajuntamento dos vaqueiros, peões e tropeiros, a fazenda começa a tomar ares de povoado e logo se transforma em Villa Bella, nome adotado quando de sua emancipação de Flores, até então cabeça de comarca, em 6 de Maio de 1851. A partir dessa data passa a ter um intendente, o Coronel da Guarda Nacional Manoel Pereira da Silva Comendador da Ordem da Rosa e de Cristo neto do fidalgo da Casa da Torre José Carlos Rodrigues e sua esposa Ana Joana Pereira da Cunha, fundadores das históricas Fazendas Sabonete, Carnaúba, patriarcas da poderosa Pereira.


Andrelino Pereira da Silva, Barão do Pajeú


Em 1893 é instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito seu primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebe de volta seu nome de origem e passa a chamar-se Serra Talhada – “Terra de cabras Macho”.

Para o pesquisador e escritor de São José de Belmonte, Valdir Nogueira; conselheiro Cariri Cangaço; "o Cariri Cangaço chega em grande estilo a Serra Talhada. O cuidado com o qual estamos; sob a batuta de Luiz Ferraz Filho; juntamente com destacadas personalidades de Serra Talhada, e o Conselho do Cariri Cangaço construindo esse evento, unido à tradição e a força da cidade, berço das tradicionais famílias Pereira e Carvalho, além de Virgulino Ferreira nos dão a certeza de um evento que marcara época." 

Para o pesquisador e escritor Louro Teles, de Calumbi, conselheiro Cariri Cangaço, "chegamos a Serra Talhada para reverenciar não só a cidade, mas toda a força do Pajeú, que é enorme. O Conselho do Cariri Cangaço estará ao lado do organizadores do evento colaborando no que for possível, sem dúvidas teremos em Serra Talhada uma das maiores edições de nosso Cariri Cangaço.



A agenda de trabalho do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, inicia nesta terça-feira, dia 14 de dezembro de 2021, no final da tarde, quando Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, chega a Serra Talhada e se reúne com Luiz Ferraz Filho e personalidades de Serra Talhada e de outros municípios do Pajeú. Na quarta teremos uma agenda de intensa de visitas técnicas, institucionais e de articulação e a noite teremos a solenidade de Posse da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada.


AGENDA DE TRABALHO

Cariri Cangaço Serra Talhada 2022


Terça-feira (14/12/2021) 

18h -Chegada no Felipe Hotel

19:30h - Visita à Praça Sérgio Magalhães, centro da cidade de Serra Talhada 

20:00h - Encontro com Personalidades da pesquisa e estudo do cangaço no Shopping Serra Talhada 


Quarta-feira (15/12) 

Saída do Felipe Hotel

07:00h - Visita a cidade de Calumbi para encontro com Louro Teles e autoridades locais 

08:00h - Visita de Trabalho à Serra Grande 

09:00h - Visita de Trabalho ao Sítio Passagem das Pedras, Fazenda Pedreira, Fazenda São Miguel, Serra Vermelha, etc. 

12:00h - Entrevista em Radio e TV Local

14:00h - Visita ao Museu do Cangaço e Casa da Cultura. 

15:00h - Visita às localidades da Fazenda Carnaúba, Passagem do Meio, Bom Nome, Pitombeira, Belém e o distrito de Bernardo Vieira. 

19:30h - Encontro com escritores e pesquisadores locais e também autoridades representativas do município de Serra Talhada.

Apresentação do Cariri Cangaço

Posse da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022


Edição: Redação Cariri Cangaço

Imagem: Serra Talhada Views /  

Informações Históricas: Wikipédia


http://cariricangaco.blogspot.com/2021/12/serra-talhada-recebe-primeira-visita-do.html


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário