Seguidores

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

POR QUE REPETIÇÃO DE APELIDOS DOS CANGACEIROS NO CANGAÇO?

Por Heitor Araújo 

A repetição de vulgo ( apelido ) no meio do cangaço era uma prática comum, tática essa criada para atrapalhar a polícia ( Força Volante ) a descobrir se de fato determinado cangaceiro havia morrido. Esse método usado pelos cangaceiros ajudou também a mistificar alguns desses homens, que acabavam ficando com fama de ter o corpo fechado.

Porém está artimanha usada no período do fenômeno social, hoje nos trás imensas dificuldades no campo do estudo, ainda mais para aqueles que não se aprofundam no tema.

Quantos textos ou vídeos vemos por aí onde os criadores trocam " as bolas " e misturaram a história de cada personagem ?

Inúmerar quem foi cada cangaceiro do mesmo vulgo não é uma tarefa fácil, pois temos de levar em conta que tivemos diferentes períodos no cangaço, inúmeros bandos, muitos personagens tombaram ou sumiram de cena sem ganhar notoriedade.

Exemplo : falam em 7 cangaceiros com o vulgo Gavião, porém no campo de pesquisa já se sabe que existiram bem mais.

Na imagem abaixo podemos ver 4 CANGACEIROS, sendo na primeira fileira ( de cima para baixo ) estão os cangaceiros de vulgo Cobra Verde, na segunda fileira estão os de vulgo Vila Nova, além deles existiram outros. Esses homens atuaram sob comando de Lampião em décadas diferentes.

Pois bem, agora cabe a nós buscarmos documentos, cruzar informações e de uma forma mais sensata o possível tentar inúmerar uma ordem, exata talvez não seja mas nossa luta é para chegar o mais próximo o possível.

Fotos : Revista O Malho / Via Blog Lampião Aceso

https://www.facebook.com/photo/?fbid=103787778798266&set=gm.416313203489507

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário