Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mário Moreno - o Cantinflas

Por: José Mendes Pereira


Cantinflas
 
            Fortino Mrio Alfonso Moreno Reyes, o Cantinflas, nasceu na cidade do México, no dia 12 de agosto de 1911, no seio de uma família muito humilde, e tinha 12 irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza, o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, como engraxate e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista. Comediante, dançarino, que  tornou-se o  mais popular da América espanhola em meados do século XX.
          
            No ano de 1933, estreou no cinema em La mujer del puerto, e foi subindo, até  que ganhou outras oportunidades até estrelar Así es mi tierra (1937). Com isso a sua fama foi subindo, subindo, pela sua interpretação do pelado, o mexicano humilde, um tipo com grande dose de ingênuo, ternura, picardia e sabedoria popular.
 
            Quando se sentiu famoso, em 1940 criou sua própria produtora, a "Rosa Filmes", estreando com o  longa-metragem da produtora foi "Ni sangre ni arena" em 1941, seguido de outros, dirigidos por Miguel Delgado, como "El gendarme desconocido", também em 1941, "Los tres mosqueteros" em 1942, e "El bombero atómico" apresentado em bilheterias no ano de 1950.
 
 
             Após filmar em Hollywood Around the World in Eighty Days 1956, inspirado no romance de Júlio Verne, e Pepe 1960, resolveu voltar ao seu  país, onde continuou a interpretar seu tipo em filmes como: "El padrecito"  em  1964, "El profe", em 1970) e "El basurero" em 1981, sendo este o seu último filme ante de morrer. Foi um dos homens mais rico do México, chegando a fazer shows para ajudar os mais pobres do seu país. 
 
             Fortino Mário Alfonso Moreno Reyes, ou Cantinflas, faleceu  no dia  20 de Abril de 1993 em sua terra natal.
 
 
              Todos estes filmes citados, eu tive o prazer de assisti-los nos anos setenta, nos cinemas de Mossoró: Caiçara, Pax e Cine Cid. E para mim, Cantinflas não foi um dos melhores atores, mas o melhor ator de cinema de todos os tempos.
           
            Todos que foram adeptos daquela época, não tenha dúvida com certeza todos dirão a mesma coisa.
 
 
Se você quiser aprofundar o estudo sobre Cantinflas,
procura em: Wikipédia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário