Seguidores

sexta-feira, 8 de julho de 2022

DE BOSTA SECA A VOLTA SECA

Por Guilherme Machado

Em 1929 Um menino por nome Antônio dos Santos chegar em Guloso atual Novo Triunfo vilarejo a 4 léguas distante de Bom Conselho atual Cicero Dantas Lampião foi visitar um amigo oculto o delegado Antonio Guerra, este casado com a filha de um dos maiores fazendeiros da região, Saturnino Nilo ( Nilo das Abobreiras) este foi avô do deputado Baiano Marcelo Nilo. Lampião conversava com o delegado a espera da hora do almoço, quando Ezequiel e outros Cangaceiros foram dar uma volta nos arredores atrás de cavalos foi quando encontrou um moleque com mais ou menos 10 ou 11 anos com uma franga em baixo dos braços, provavelmente roubada em algum galinheiro dos arredores do Guloso.

Volta Seca

E perguntaram como é o seu nome menino? "Antônio" respondeu o molecote, e perguntou o Cangaceiro: você sabe onde tem cavalos por aqui? E sem tutibiar o moleque respondeu "sei me acompanhe!" e levou os cangaceiros em todos os currais da região onde tinha bons cavalos de fazendeiros. Em virtude da franga que o menino levava em baixo dos braços os cangaceiros passaram a chama-lo de Tonho da Pinta!

Quando chegaram ao Guloso com o menino, Lampião olhou e perguntou: mais onde diabo vocês vai com este menino? Achamos este peste no mato Capitão ele nos ajudou a achar boas montarias ( risos ) com esta franga nas mãos nos botamos seu apelido de Tonho da Pinta; O delegado interveio! Tonho da Pinta? por aqui nos conhecemos ele como Bosta Seca! E falou Lampião ah é:Bosta Seca vá lavar aqueles cavalos, mais cuidado para não sujar os cavalos de bosta ( risos ). Tonho não perdeu tempo banhou os cavalos em tempo recorde e chamou a atenção de Lampião que lhes deu 50 mil réis, até ai o menino ja estava familiarizado com os cangaceiros e eles ao menino que já conhecia a todos pelos seus nomes. 

de Bosta Seca a Volta Seca

Lampião perguntou se ele já tinha comido e ele respondeu que não; logo o moleque estava almoçando na casa do delegado com toda a cabroeira de Lampião, não calava a boca dava conta de tudo e sabia de tudo da vida de todo mundo. Um dos cangaceiros sugeriu que levassem o moleque, a principio Lampião não aprovou disse: este moleque tem a língua solta! de tanto os cangaceiros insistirem Lampião aceitou que o moleque fossem com eles.

Assim que o bando saiu do Guloso o moleque foi na garupa do cavalo de Corisco. Em Tanque Novo atual Duas Serras, Lampião mandou um Bilhete ao Coronel Saturnino Nilo pedindo uma quantia em dinheiro e o portador foi o moleque Bosta Seca. Depois seguiram viajem para Bom Conselho onde prenderam dois Soldados do destacamento de Salvador que vinham servir em Bom Conselho e os dois foram Sangrados por Bosta Seca, onde foi parar nos noticiários da capital; nos jornais saiu a nota escrita soldados mortos e estrangulados pelo terrível cangaceiro "Estrume Seco" por não poderem escreverem Bosta Seca... Com presteza a sabedoria logo logo o molecote teve o reconhecimento de suas perversidades por Lampião que exigiu que o bando o chamasse de Volta Seca, e assim foi feito, e o malfeitor passou a chamar Lampião de Padrinho.

Fontes. Livros Raposa das Catingas. As 4 Vidas de Volta Seca. Jornal da Bahia 1932.

Guilherme Machado, pesquisador e escritor

Bahia, 06 de julho de 2022

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/07/de-bosta-seca-volta-seca-por-guilherme.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário