Seguidores

sexta-feira, 8 de julho de 2022

JOSÉ ZEFERINO DOS SANTOS - O CANGACEIRO MENINO DE OURO.

 Por José Mendes Pereira


Todos que estudam cangaço, e que me conhecem através do nosso blog, sabem muito bem, que eu não sou nenhuma autoridade no que diz respeito ao estudo cangaceiro, apenas tenho que dizer aos amigos, não criado por mim, que 

Dona Francisca está ladeada pelos pesquisadores do cangaço Aderbal Nogueira e Kydelmir Dantas.

dona Francisca da Silva Tavares, viúva do ex-cangaceiro Asa Branca, que reside em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, certa vez me falou em sua residência, que "Menino de Ouro" morou em Macaíba-RN, e era seu vizinho, e muito ajudou a Asa Branca criar a sua prole. A situação não era muito boa para a família, assim, o cangaceiro foi uma peça muito importante para que o casal criasse os seus filhos. 

O ex-cangaceiro Asa Branca - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2021/04/dona-francisca-da-silva-tavares-viuva.html

Quero apenas falar o que ela me contou, que na literatura lampiônica, há quem diga que o Menino de Ouro foi morto após sair de Mossoró, quando o bando de Lampião tentou invadir a cidade, no dia 13 de junho de 1927. Lembrando que não estou contrariando, vez que eu sou um apreciador do cangaço, e não autoridade.

Mas ela não me falou quem chegou primeiro em Macaíba. Acho que, devido a amizade que eles construíram quando viviam no cangaço do capitão Lampião, um chegou primeiro, e depois convidou o outro para morar por lá. 

Qualquer dia que eu fizer uma visita em sua residência, vou saber dela quem chegou primeiro em Macaíba e repassarei para os estudiosos do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário