Seguidores

sexta-feira, 8 de julho de 2022

LAMPIÃO NO RN, MEDO TERROR E SANGUE - PARTE XIII - REFÉNS LIBERTADOS SEM PAGAMENTO

 Por José de Paiva Rebouças


Nas proximidades da fazenda Lagoa do riacho, já no Ceará, um portador apareceu com o resgate de Manoel Freire. Ainda no Vale do Jaguaribe, no dia 18 de junho, o vaqueiro Manoel Alves levou o resgate do coronel Joaquim Moreira.

Fonte - http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/07/lampiao-no-ceara.html

Somente no dia 25 de junho, depois de enfrentar novos confrontos, sede e fome, e por decisão dos cangaceiros, é que Antônio Gurgel e Maria José Lopes foram libertados, mesmo sem pagamento do resgate.


A primeira foto é o coronel Antônio Gurgel com a sua família. - Diversos site publicaram estas fotos.

Lampião pediu que dona Maria tivesse cuidado na volta e a Gurgel entregou duas moedas de ouro. "É para sua netinha", disse para a surpresa do coronel. Os dois se despediram e foram guiados por Sabino, Mormaço e outros três.

Da esquerda e  Mormaço e o da direita é Sabino.

Mais à frente, Sabino mandou que os dois esperassem no leito de um riacho. Ficaram ali meia hora achando que os homens não voltariam, mas dali a pouco, retornaram com alguns mantimentos. Sabino entregou a eles metade de um queijo coalho e 100 mil réis ao coronel e outros 60 à dona Maria.

Apontou o caminho que ia dar numa cabana e partiu sem despedida. No lugar, foram mal recebidos. Tentaram outra casa, mas o medo de que fossem cangaceiros afugentava as pessoas. Dormiram ao relento.

Perto das nove horas do dia 26, toparam com os sertanejos Agápito Ferreira Maia, da fazenda Boqueirão, e Manoel Herculano da Cunha, do sítio Letrado. Os homens os levaram até a fazenda Lagoa do Córrego, de Alexandrino Diógenes, onde foram bem recebidos.

Tylon Gurgel 
http://honoriodemedeiros.blogspot.com/2012/09/os-misterios-do-ataque-de-lampiao.html

Alexandrino emprestou dois cavalos para levá-los até a fazenda Letrado. Ao saber que Tylon, seu irmão estava pelas redondezas, o coronel Antônio Gurgel lhe mandou um bilhete. No mesmo dia se encontraram e seguiram para Mossoró. Dona Maria José Lopes ficou na casa de herculano Cunha, no letrado. Recebeu telegrama do irmão pedindo para esperá-lo ali mesmo.

Quando chegou, Antônio Batista Maia trazia consigo um pequeno grupo volante. Há dias, marchava em busca da irmã. Queria resgatá-la à força. Tinha se unido ao coronel Manoel Gonçalves, de Lastro/PB, mas estavam sempre há dois dias de atraso em relação a Lampião.

Continuarei amanhã.

Fonte - Revista Brava Gente  do Jornal de fato.com

Página 33.

Mês Junho de 2022.

Digitado e Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário