Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2016

PADRE ERNALDO E OS PERCALÇOS FRENTE À PARÓQUIA DE POMBAL

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Se tudo der certo, este e o último ano de Padre Ernaldo à frente da Paróquia de Pombal, deixando para trás um legado negativo para a Festa dos Negros do Rosário de Pombal.

1. Logo que chegou a Pombal fez um buraco na Igreja do Rosário (1721), patrimônio Histórico da Paraíba e em estudo para se tornar patrimônio histórico do Brasil (fiz a denúncia)

2. Tirou Professor Arlindo da Narração da Procissão do Rosário, o que acontecia desde a década de 1960

3. Vendeu uma das casas do Rosário (salão anexo)

4. Excluiu a Irmandade dos Negros do Rosário das Finanças da Festa

5. Negou espaço para os três grupos folclóricos se apresentarem

6. Na reunião do dia 10 de agosto de 2003, o tesoureiro cobrou do padre o pagamento dos fogos da festa, ainda do ano anterior, que até aquela data não haviam sido pagos ao fornecedor.

7. Expulsa e proíbe dona Rosa de ser a Rainha do Rosário por ela se recusar a sair da casa que segundo ela em disse, ele também queria vendê-la

8. O Padre demonstrando total desconhecimento da história da Irmandade dos Negros Rosário de Pombal cometeu o equívoco de criar um “Conselho Administrativo” para tratar dos assuntos da Confraria, mais notadamente dos que envolvem o dinheiro das arrecadações de esmolas, ignorando que a entidade tem seus próprios estatutos, e que nele há pormenorizado todas as atividades do Juiz e do Tesoureiro.

9. Proíbe a Confraria de se reunir dentro da Igreja dos Negros do Rosário A sessão do dia 2 de abril de 2012, foi realizada na residência do Juiz João Coremas. É a primeira reunião realizada fora da Igreja, desde que a confraria passou a administrar a Igreja do Rosário, em 1895. O fato causou uma grande revolta entre os confrades, que registraram as suas indignações em ata.

10. Nessa ata o meu nome foi citado da seguinte forma: Na mesma data é eleito o novo Rei e Juiz Edmilson Evaristo Nery, que registra a seguinte comentário, em Ata:

... Falou também que Jerdivan, escritor e historiador pombalense preocupa-se com as coisas de Pombal. O mesmo falou que a Casa do Rosário deve ser entregue a quem pertence, digo a quem pertence de fato... (dia 05 de janeiro de 2014)

11. Em um missa o padre também cita meu nome por “interferência nas coisas da igreja feita por Jerdivan um rapaz que nem da cidade é...”. Na verdade a mina inferência e nas coisas da cultura e do folclore e não nas coisas da igreja.

12. A nossa luta é pela devolução da casa do rosário a Irmandade já que o padre a registrou em nome da igreja para facilitar a venda. Não o fez por que dona Rosa não saiu da casa. Ela me disse que só sai se for para entregar a Irmandade.

13. Não tenho dúvida que Casa do Rosário pertence à irmandade, construída e reformada pela Confraria, com dinheiro esmolado por seus devotos, nos sítios e vizinhanças da cidade de Pombal, ao longo do tempo, passando de uma simples casa de taipa para a hoje alicerçada em tijolo batido. 


















Jerdivan Nóbrega de Araújo. Escritor. Poeta. Advogado. Funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Pombalense, radicado em João Pessoa/PB.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário