Seguidores

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Informações importantes ao leitor

Por: José Mendes Pereira 

1 – O cangaceiro Volta Seca foi liberado pela justiça no ano de 1953, quando já havia completado 20 anos de sofrimento na penitenciária.

2 – Volta Seca faleceu na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, onde cumpriu pena. Quando foi solto, não quis procurar os seus familiares. Preferiu ficar lá e viver o resto de sua vida, onde construiu uma numerosa família. (Infelizmente eu não consegui a data de falecimento do cangaceiro Volta Seca).

3 - Alguns dos seus filhos foram apanhados pela polícia, e posteriormente mortos como marginais. (Não encontrei informações sobre a idade dos filhos de Volta Seca, isto é, se eram maiores ou menores de idade quando foram assassinados).

4 - Horácio Teixeira Júnior, o cangaceiro Bananeira, entrou para o bando de Lampião no ano de 1932. Com a sua entrada na Empresa Lampiônica & Cia., não demorou muito para acontecer a grande confusão do rei Lampião com o cangaceiro Volta Seca, pois antes, apenas os dois se arranhavam de vez em quando nas caatingas.

5 - Os irmãos de Lampião: Livino Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva e Ezequiel Ferreira da Silva, todos foram mortos muito antes dele. 
Mas vale lembrar ao leitor, que João Ferreira nunca foi cangaceiro. Até o ano de 2008, residia em Osasco, no Estado de São Paulo. Mas é provável que ele já tenha falecido, já que nasceu no ano de 1902.  E se ainda estiver vivo, está com 108 anos. Se já faleceu, eu não tomei conhecimento.

6 – O colecionador do cangaço, Ivanildo Alves Silveira, diz que no povoado arrasta-pé, em Paulo Afonso, na Bahia, ainda se encontra os escombros da casa de Durvinha, assim como vários familiares e remanescentes do cangaço.

7 – Também próximo a Paulo Afonso, 15 km distante, no povoado Campos Novos, lá nasceu morto e foi enterrado o primeiro filho de Lampião e Maria Bonita.

8 – No povoado Nambebé, nasceram os cangaceiros Bananeira e Medalha. E lá também foi um dos grandes coitos de Lampião.

9 – No povoado Macambira aconteceu a prisão do cangaceiro Passarinho. 

10 – No povoado Serrote Lampião matou o jovem João de Clemente. (O motivo da morte, eu não tenho informação).

11 – No povoado Lagoa do Rancho Lampião matou o cangaceiro Sabiá, depois que esse estuprou uma moça chamada Rita, de 15 anos de idade.

12 - Na Várzea, povoado que dá acesso ao Raso da Catarina, foi um dos maiores coitos de Lampião. E lá era a casa de Aristéia, onde os cangaceiros realizavam os bailes.

13 – No povoado Salgadinho está a casa onde nasceu a cangaceira mais bonita do cangaço, a Lídia, de Zé Baiano.

14 – Diz Ivanildo que mais adiante, próximo, ainda se ver a casa de um dos coiteiros de Lampião, João Garrafinha.

15 - Chegando ao povoado Juá, local onde houve o maior contingente de jovens para o cangaço, ver-se ainda na região, os escombros da casa de João Lima, morto a pauladas, pela volante, acusado de ser coiteiro de Lampião.  


Amigo leitor: Estas informações partir do sexto, são do pesquisador e colecionador do cangaço, Ivanildo Alves da Silveira, com grande credibilidadeno assunto.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Am

Nenhum comentário:

Postar um comentário