Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Página do Poeta - Canção do Exílio - Gonçalves Dias

 Gonçalves Dias
 


 
           Antônio Gonçalves Dias nasceu no ano de 1823 em Caxias, no Estado do Maranhão, e faleceu no ano de 1864. Era formado em Direito pela  Universidade de Coimbra, retornando ao Brasil em 1845.
           Vivendo em  São Luís, apaixona-se por Ana Amélia, e com o fracasso do relacionamento amoroso por pressões da família dela, já que o poeta era filho de pai português e de mãe mestiça, mesmo assim ele dedicou o poema "Ainda uma vez... Adeus!" a amada.

           Tuberculoso, vai à Europa em 1862 para tratar da saúde; combalido e reduzido à miséria, decidiu voltar, morrendo em naufrágio à vista das costas do Maranhão.

       Gonçalves Dias era clássico na forma e no estilo, por formação literária, foi, por índole, o poeta das tradições e da alma popular brasileira.

             Pertenceu à primeira geração do Romantismo Brasileiro. Delicado e melancólico, criou o indianismo romântico, impondo-se como uma das maiores figuras da nossa literatura.

         É considerado o mais maduro dos românticos brasileiros, o nosso maior poeta romântico. Seus versos encerram eloquência e unção, lirismo, grandiosidade e harmonia.

      Escreveu : Primeiros Cantos, Segundos Cantos, Últimos Cantos, Sextilhas de Frei Antão, I-Juca Pirama, Dicionário da Língua Tupi, Os Timbiras e os dramas Beatriz Cenci, Leonor de Mendonça, Boabdil, Patkul, etc. 
 
Canção do exílio
 
Gonçalves Dias
 


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá. 


2 comentários:

  1. Anônimo11:27:00

    Há um equívoco, essa foto busto não é de Gonçalves Dias é de Coelho Netto, também escritor maranhense!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Anônimo:

    Muito obrigado pela sua informação sobre a foto que não é Gonçalves Dias e sim, Coelho Neto.
    Já corrigi o meu equívoco.

    José Mendes Pereira - Mossoró-Rn

    ResponderExcluir