Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

Blog do Sanharol

Blog do Sanharol 

Escritores de Várzea Alegre 004 - Por Magnólia

 

Dr. José Bitu Moreno - Colaboração do José Bitu

http://3.bp.blogspot.com/-Z6xWW8E7HdU/Ti6qs8fPijI/AAAAAAAABO4/Tfer5sP4o9M/s1600/jose.bmp 


José Bitu Moreno, nascido em Várzea Alegre, sul do estado do Ceará, em 26/04/1959, é o quarto de 8 filhos de Edwardes Batista Moreno e Maria Bitu Moreno.  
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1983), fez residência em Cirurgia Geral pelo Hospital César Carls, Fortaleza (1986), em Cirurgia Vascular pela Faculdade de Medicina de Marília (1988), tendo obtido o titulo de Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (2000). Fez ainda especialização em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, pela Santa Casa de São Paulo (2009), mestrado em cirurgia pela UNESP/Botucatu (1992), doutorado em cirurgia pela UNESP/Botucatu e Universidade Johann Wolfgang Göethe, Frankfurt, Alemanha (Doutorado-Sandwich, 1992-1995), pós-doutorado pela Universidade Albert-Ludwigs, Freiburg, Alemanha (1998-2000). Foi pesquisador contratado pela Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt, Alemanha (2006-2008), através da DFG (Deutsche Forschrung Gesellschaft), professor convidado e pesquisador na Heinrich Heine Universität, Düsseldorf, Alemanha, no Departamento de Cirurgia e Ortopedia, em 2007. 
Desde 1988, é docente da Faculdade de Medicina de Marília, onde é chefe da disciplina de Cirurgia Vascular.

Resumo do seu novo livro "Camisa nova, seu doutor?" que será lançado em 22 de agosto, no Espaço Cultural Oboé em Fortaleza.

Trata-se de um livro de relatos de experiências vividas desde a infância em Várzea-Alegre - CE, juventude em Fortaleza, vida profissional em Marília-SP e pós-graduações na Alemanha.  O livro é dividido em dois, sendo a segunda parte dedicada aos dois filhos, em que singelas poesias, coloridas, formam um mosaico de lembranças de suas infâncias.
 
As vivências exploram o cotidiano em hospitais, assim como o dia-a-dia em diferentes lugares e nas diferentes fases da vida, por vezes comportando-se como crítica social, de costumes e, outras vezes, apenas como uma viagem introspectiva ou contemplativa da paisagem interior, em  tempos presentes e idos.
 
Refere-se, pois, à vida contada em crônicas, versos e prosa. Prosa falando de pessoas. Especificamente, falando de mundos, internos, externos, sentidos e vividos, desejados e sobretudo construídos. Mundos erguidos de ruínas que lançam âncoras para o futuro. O encaixe perfeito. Na dureza do sertão, a flor, a professora, a natureza. Na cidade grande, um mundo que avança, quase invade, sem pedir licença. Na metrópole, novas relações...No velho mundo, o  mesmo homem. No homem concentrando-se toda energia criativa do escritor e do médico, do pai  e do filho,  José Bitu Moreno
 
O livro impressiona, ainda, pela forma despretensiosa com que transporta o leitor a cenários tão diversos, ora bucólicos, afetivos e até ingênuos, ora toscos, rudes, que as palavras do autor  embelezam . Por fim, tempo presente, passado e futuro se confundem em um só, podendo estar contidos em apenas uma frase, ou embutidos em um retorno às raízes, de volta à Várzea-Alegre, que pode significar uma “camisa nova” para o futuro, em outras terras.

Desafio do Blog do Sanharol - (088- 2011)

 

Foto de arquivo particular. Copiar as fotos sem autorização é crime.

Quem é o Cidadão?
Essa é muito difícil!


Extraído do blog Sanharol

Nenhum comentário:

Postar um comentário