Por João de Sousa Lima
Tenente Marins, João de Sousa Lima e Aderbal Nogueira
Luiz Gonzaga:
Nunca Haverá Outro Igual a Ele.
Com sua voz inconfundível, seu toque no fole diferenciado seu sorriso marcante e constante, sua brasilidade, sua nordestinidade, seu compromisso com o sertão, sua preocupação com seu povo, seu longo caminho trilhado, sua fidelidade às suas raízes são características que o diferenciaram de outros artistas.
Vencer no sul assumindo um chapéu de cangaceiro e um jibão de vagueiro, além de uma grande ousadia e de uma representação de amor para com o povo esquecido das caatingas, só por esses atributos, Luiz Gonzaga já mereceria o carinho, respeito e admiração de todo brasileiro.
Ele foi sem dúvidas nosso maior expoente na divulgação de nossa arte e cultura, ele foi doutor diplomado com a mais pura sabedoria adquirida e disseminada através do aboio do vagueiro, com as rimas estruturadas dos violeiros repentistas, com o trato do gado, com o plantio e a colheita da roça, com a seca e a fartura, com as cacimbas sangrando e também rachadas pela falta dágua, com o sol inclemente e a trovoada esporádica. Por tudo quer ele representou para o povo sertanejo ele merece nosso título de "EMBAIXADOR DO SERTÃO".
Luiz Gonzaga foi um pouco de tudo de bom, cada parcela de nossos diverss seguimentos culturais e por tudo isso, nunca, mais nunca mesmo, haverá outro igual a ele.
Um sorriso contagiante e constante e um chapéu que representou o povo Nordestino.
O trato com a terra e o gado.
Os prêmios e as homenagens merecidas.
Um nome que não morrerá jamais.
O povo consagrou sua trajetória como parte de uma cultura que será eterna.
Os artistas elevam seu nome e divulgam sua arte, eternizando sua capacidade e seu talento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário