Por José Mendes Pereira
Segundo o site: Lampião com roupa de cangaceiro e seus óculos com lentes redondas - arquivo 02-09-1994
Parece que o pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Ângelo Osmiro, tem razão em afirmar que a foto em estudo não é de Virgulino Ferreira da Silva, o temido e sanguinário cangaceiro do Nordeste brasileiro, o capitão Lampião.
Fazendo uma verificação nas outras fotos de cangaceiros que foram postadas no site abaixo: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/a-morte-de-lampiao-9394818,
Segundo o site: Maria
Bonita e Lampião, ao centro, junto com dois cangaceiros do grupo – Arquivo 22-04-1973
ele afirma que a primeira foto é Maria Bonita e o cangaceiro Lampião, quando na verdade não é, e sim, sem dúvida é o cangaceiro Juriti. Se fosse a foto de Lampião, teria um olho cego. E este não é cego de um olho.
Virgulino Ferreira da Silva, o rei Lampião perdeu a visão do olho em 1925, no combate que as volantes policiais assassinaram o seu irmão Levino Ferreira da Silva, e nesse período, Maria Bonita nem sonhava em ser a companheira do capitão Lampião.
Alcino Alves Costa
O
cangaceiro baiano Manoel Pereira de Azevedo, oriundo do lugarejo Salgado do
Melão, chegou ao bando de Lampião, com o nome de guerra Juriti, mas Lampião, de
imediato, quer trocá-lo por Maçarico, mas o recém chegado cangaceiro rejeita o
novo nome por considerá-lo afeminado e impõe a sua vontade de permanecer sendo
chamado de Jiriti.
O capitão, que sempre admirou homens de personalidades e temperamentos fortes, não colocou obstáculo ao preito de seu novo comandado, e a partir daquele momento passaria para o esquecimento o nome Manoel Pereira de Azevedo para Juriti.
O capitão, que sempre admirou homens de personalidades e temperamentos fortes, não colocou obstáculo ao preito de seu novo comandado, e a partir daquele momento passaria para o esquecimento o nome Manoel Pereira de Azevedo para Juriti.
Alcino
Alves Costa
Dr. Archimedes Marques, Alcino Alves e dona Elaine, esposa do Archimedes
Sobre a foto apresentada pelo o escritor e pesquisador do cangaço Dr. Archimedes Marques, como sendo o cangaceiro Lampião, não foi criação dele, e sim do site. Mas não estou criticando, em razão do bom conceito que tem o site.
Nós somos máquinas humanas que constantemente erramos. Ninguém nasceu perfeito, só o Jesus Cristo.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Exatamente meu caro professor MENDES, nós, habitantes do Planeta Terra, temos as nossas imperfeições. Eu, por exemplo, não sei quando conseguirei errar menos. É como você afirmou: "O único perfeito que esteve na Terra, retornou para seu lugar de origem - JESUS CRISTO nas Mansões Celestiais.
ResponderExcluirQuem sabe se a qualquer momento um dos pesquisadores não venha a descobrir quem foi o verdadeiro fotografado, se um cangaceiro, ou alguém trajado de cangaceiro.
Abraços,
Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba