Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

SERRA TALHADA SEDIARÁ I ENCONTRO DA FAMÍLIA PEREIRA

Por Junior Almeida

Agora no mês de setembro, durante a tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade, Serra Talhada sediará o I Encontro Nacional da Família Pereira do Pajeú, a ser realizado na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, no dia 3 de setembro de 2016.

A ideia surgiu após membros da família se comunicarem pelas redes sociais, primeiro pelo Facebook e depois pelo WhatsApp, quando criaram um grupo apenas com pessoas da família Pereira.

Segundo um dos membros da família,  que mora em Salgueiro, o evento vai proporcionar o encontro das atuais gerações, vai ajudar a resgatar a história de lutas, glórias, dificuldades e superação desta tradicional família do Sertão pernambucano.

Nomes como o do Barão do Pajeú e os lendários Luiz Padre e Sinhô Pereira, sendo esse o primeiro e único chefe de Lampião, fizeram a história do Nordeste, foram alguns dos Pereiras mais conhecidos e terão seus familiares nesse encontro.

Do Estado de Goiás estão sendo esperados descendentes de Luiz Padre, que em 1922 junto com Sinhô Pereira, abandonou o Sertão do Pajeú, depois da sangrenta guerra com a família Carvalho, e foi em busca de paz naquelas terras.

Também devem comparecer ao encontro, na terra de Virgulino Ferreira e Agamenon Magalhães, familiares do alagoano Tenório Cavalcanti, deputado federal pelo Rio de Janeiro, de 1951 a 1964, que tinha um primo casado com uma Pereira. Tenório Cavalcanti, o “Homem da Capa Preta”, foi imortalizado no cinema pelo ator José Wilker.

Dentre as várias histórias de ações violentas do político, uma chama atenção pelos nomes envolvidos: Em 1962,  Tenório Cavalcanti fazia um duro discurso contra o presidente do Banco do Brasil na época, na tribuna do Congresso, quando o colega baiano, Antônio Carlos Magalhães, o interrompeu chamando-o de ladrão. Tenório explodiu em fúria e armado de revólver, partiu para matar ACM. Com o rebuliço no plenário, o Homem da Capa Preta percebeu que o colega da Bahia tinha se urinado de medo. Tenório Cavalcante apenas riu, e disse que só matava homem.

Para a festa os comes e bebes já estão sendo preparados para receber o clã dos Pereira. O evento será restrito aos membros da família e contará com inúmeras atrações musicais, artísticas e culturais como forma de apresentação dos diversos talentos da família. Uma exposição das pinturas de Clayton Valões também vai está na programação da festa, assim como o lançamento do livro “O Patriarca”, de Venício Feitosa Neves, neto de Ioiô Maroto, envolvido direto numa das ações mais conhecidas de Lampião, que foi em 1922, onde morreu o chefe político de São José do Belmonte, coronel Luiz Gonzaga Ferraz.

Os Pereiras da região Agreste de Pernambuco e de todo Brasil que quiserem participar deste encontro, podem entrar em contato com a Comissão Organizadora, através da página do evento no Facebook clicando aqui ou via WhatsApp 11 97335-8801 / 81 99645-6663 / 81 99146- 6859 / 87 99631-7333.

http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2016/08/serra-talhada-sediara-i-encontro-da_48.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário