Seguidores

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

RESENHA CRÍTICA

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

Em relação ao autor do tiro que matou Lampião eu acredito ter sido realmente o soldado Antônio Honorato da Silva o "Noratinho" ou “Honoratinho”, baseado em depoimentos e pelo simples fato de ninguém ter reivindicado a autoria da morte do cangaceiro durante todos esses anos, nem mesmo os comandantes da Volante.

Frederico Pernambucano de Melo se esquece que no momento em que Lampião levou o tiro na região do baixo ventre, outro tiro já havia sido disparado pelo soldado Abdon Cosme dos Santos contra o cangaceiro Amoroso, tiro esse que desencadeou o tiroteio na Grota do Angico e que fez com quê Lampião saísse de sua tolda e fosse alvejado na sequência. Portanto no momento do tiro contra Lampião o silêncio já não se fazia presente.

Com todo o respeito que tenho pelo trabalho de Frederico Pernambucano de Melo, lamentavelmente, não corroboro com essa nova tese sobre a autoria da morte de Lampião. Após quase oitenta anos chamar para si a responsabilidade da morte de Lampião é no mínimo um ato suspeito por parte do antigo soldado e passível de maiores investigações.

Pela coragem e valentia que teve ao assumir o assassinato de Lampião em pleno calor dos acontecimentos, sem medir consequências e diante de todas as evidências, acredito cegamente ter sido o soldado Antônio Honorato da Silva “Noratinho” o autor do tiro que eliminou o Rei do Cangaço.
Minha opinião.

APÓS 80 ANOS, MAIOR PESQUISADOR DO CANGAÇO BRASILEIRO DESCOBRE VERDADEIRO ASSASSINO DE LAMPIÃO.

Frederico Pernambucano de Mello revelou mistério no 'Conversa com Bial' desta terça, 13/11

Historiador revela a identidade do assassino de Lampião.

Maior autoridade quando o assunto é o cangaço brasileiro, Frederico Pernambucano de Mello revelou a identidade do assassino de Lampião durante o Conversa com Bial desta terça-feira, 13/11. Lançando o livro "Apagando Lampião - Vida e Morte do Rei do Cangaço", o pesquisador afirmou que o carrasco do Virgulino Ferreira da Silva foi o soldado alagoano Sebastião Vieira Sandes. A bala bateu na lâmina do punhal e atingiu a região umbilical esquerda do cangaceiro:

"Foi um tiro só".

"Ele não morreu em combate. Foi em uma operação de comando, que precede o combate em poucos segundos".

"O local estava em silêncio absoluto, no amanhecer do dia. Depois desse disparo, estronda um tiroteio de 20 minutos".

Frederico Pernambucano de Mello desvendou mistério sobre morte de Lampião — Foto: TV Globo.

Integrante da tropa do tenente João Bezerra, o sobrinho-neto da Baronesa de Água Branca era um antigo companheiro de costura do marido de Maria Bonita. Sandes foi amarrado até o local onde efetuou o disparo para apontar o líder dos cangaceiros ao aspirante Pedro de Cândido:

"Sandes era alfaiate de couro quando conheceu Lampião em 1934. Eles costuravam juntos."

"Pedro pensou em atirar com uma metralhadora alemã, mas chamou o soldado que portava um fuzil".

A revelação foi feita pelo próprio Sandes a Frederico em 2013. Na ocasião, ele havia descoberto que tinha pouco tempo de vida por causa de um aneurisma inoperável:

"Recebi um telefonema dele dizendo que gostaria de contar segredos que não queria levar para o túmulo".

Frederico posa ao lado de Sebastião Vieira — Foto: TV Globo


O Conversa com Bial tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.

 Clique no link para assistir ao vídeo:

https://gshow.globo.com/programas/conversa-com-bial/noticia/apos-80-anos-maior-pesquisador-do-cangaco-brasileiro-descobre-verdadeiro-assassino-de-lampiao.ghtml?fbclid=IwAR3wTJdKL9K9ieP2wdeV4G9o5jbJ-b2vS9UyvrDnY3qTNL-D26PVwzY5Xjk

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário