Seguidores

sábado, 9 de fevereiro de 2019

A FALSA NOTÍCIA DA MORTE DE LAMPIÃO


Por Beto Rueda

O periódico recifense Jornal Pequeno, na sua edição de 13 de fevereiro de 1926, publicou a notícia da emboscada armada pelo tenente Optato Gueiros dando fim ao cangaceiro Lampião entre os municípios de Custódia e Alagoa de Baixo (Sertânia), em Pernambuco: 


Lampião estaria morto.

Para a surpresa dos leitores que confiaram na credibilidade do Jornal Pequeno, a notícia de sua morte era falsa.

Convidado a combater a Coluna Prestes em março do mesmo ano, ele recebeu a patente de Capitão de um funcionário público de Juazeiro - que, mais tarde, afirmou que diante dele e seus cabras assinaria até a demissão do então presidente Arthur Bernardes. Lampião já era muito popular.

Três anos depois conheceu a baiana Maria Gomes de Oliveira, a Maria de Déia, por quem se apaixonou e a levou para as batalhas no sertão.

Numa época em que as teorias raciais eram levadas a sério e a "civilização litorânea" vivia sob ameaça das constantes revoltas das "sub-raças sertanejas", tal como descritas pelo engenheiro Euclides da Cunha em Os Sertões, a presença feminina de uma sertaneja altiva e vaidosa vivendo em harmonia com o cangaceiro mais famoso, chocou o país. Em meio à violência, crueza e aridez do cangaço, haveria espaço para algum sinal de beleza ou de uma real história de amor?


No sertão, as fronteiras do Nordeste são outras, aproximando os estados que parecem mais distantes de quem só conhece o litoral. Daí que, quando o cerco em alguns dos sete estados por onde o bando de Lampião andava se fechava, ele se movia por essas fronteiras com o suporte de uma rede bem montada (e remunerada) de informantes, fazendeiros e pequenos proprietários dispostos a lhe dar refúgio. Os chamados coiteiros.


Como sabemos Lampião viveu mais doze anos até a sua morte por tropas alagoanas comandadas pelo tenente João Bezerra na grota do Angico, Sergipe, em 28 de julho de 1938.

REFERÊNCIAS: FERREIRA, Vera ; ARAÚJO, Germana Gonçalves de. Bonita, maria do capitão.
Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2011.
MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol: violência e banditismo no Nordeste.
São Paulo: Editora Girafa, 2004.
LUSTOSA, Isabel. De olho em Lampião: violência e esperteza.
São Paulo: Editora Claro Enigma, 2011.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário