Seguidores

terça-feira, 15 de outubro de 2019

PROFESSOR FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA

Por José Mendes Pereira

A vida ou a morte ninguém sabe bem explicar, mas uma delas é covarde. A gente batalha, batalha para se manter, finalmente, viver, mas de repente, a gente é surpreendido por uma delas. Vem de mansinho, sem avisar e logo interrompe todos os nossos desejos, os nossos sonhos, as nossas amizades, afasta-nos dos nossos ente queridos, seja quem for, vai embora sem nem ao menos dizer adeus aos que fizeram parte da sua amizade aqui na terra! 

Francisco das Chagas Silva era natural da cidade de Augusto Severo, atualmente Campo Grande, no Estado do Rio Grande do Norte, mas há anos que era radicado em Mossoró residindo no bairro Doze Anos. Nasceu no dia 30 de setembro de 1950 e  Faleceu no dia 13 de janeiro de 2016 e a causa da morte ataque do coração.

Este é seu irmão Francisco de Assis Silva mais conhecido por "Chiquito", também nasceu na cidade de Campo Grande-RN, no dia 23 de setembro de 1937. Foi Professor no Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte também em Mossoró. Atualmente se encontra com Alzheimer em sua residência, no bairro Doze Anos, grande Professor de Matemática.

Era filho de Francisca Beatriz Silva dona Loló costureira, e de José Adones. Irmão de  Francisco de Assis Silva (Chiquito) professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Fransquim era casado com Maria Vanusa Oliveira sua prima e pai de Maria e Marlane. Ele deixou uma neta filha da Marlane.

Engenheiro e radialista Antonio dos Santos Lima

Segundo seu primo e cunhado engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos Lima que  reside na cidade de Cruz no Estado do Ceará, antes de ser professor Francisco das Chagas foi sapateiro. Ganhou um jumento de presente de seu tio Benedito que era tropeiro e denominou-o de Menino. Era Espírita. Fez Ginásio e Científico no Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró. Certo dia, vinha da faculdade de moto, quando foi atropelado e fraturou um perna.

Escola Estadual José Martins de Vasconcelos

Fui professor com ele na Escola Estadual Professor José Martins de Vasconcelos em Mossoró, e juntos, trabalhamos mais de 15 anos, tanto no turno verpertino como no turno noturno. 

Francisco das Chagas foi uma pessoa que viveu alguns anos naquela escola e que era querido por todos alunos, alunas, professores, professoras e funcionários. Mantinha um respeito e tranquilidade como todos os seus colegas, alunos e funcionários.

Adeus meu grande amigo professor Francisco das Chags, você foi muito cedo. Mas todos daqui têm certeza que você está num lugarzinho bem cuidado por Deus. Faleceu no dia 13 de janeiro de 2016.

Um dia nós nos encontraremos, mas desta vez na casa do Senhor. A estrada poderá ser outra, mas o caminho será exatamente o mesmo que você foi em busca do pai eterno. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário