Seguidores

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O ESCRITOR NÃO DEU TÍTULO A ESTE TRABALHO

 Por João de Sousa Lima - Texto publicado há alguns anos.

Desde a última vez em que estive com o cangaceiro Moreno que prometi a ele encontrar familiares do seu irmão Jacaré.

Jacaré foi um dos acusados da morte de Delmiro Gouveia e por isso foi preso e assassinado. Conversando com Nely (filha de Moreno e Durvinha) reafirmei a promessa que havia feito ao pai dela. Certo dia recebi um telefonema do sr. Aldiro, residente do povoado Alto dos Coelhos, Água Branca, Alagoas. Aldiro queria me conhecer pessoalmente e me apresentar seu tio João Maurício, filho do cangaceiro Barra Nova. Segui para o Alto dos Coelhos e depois de conversarmos um pouco e travar alguns contatos conheci enfim João Maurício. alguns dias depois desse encontro retornei ao Alto dos Coelhos e Aldiro me falou sobre umas sobrinhas de Jacaré que residiam nas proximidades, de imediato liguei pra Nely, minha promessa estava caminhando para ser paga.

Róseo e Róseo e Jacaré. O Jacar´está com a mão no queixo

Agora no mês de junho Nely chegou em Paulo Afonso e de imediato seguimos para o Alto dos Coelhos e de lá seguimos com Aldiro e seu Filho para o povoado   Tabuleiro. Lá reside Alexandrina, uma neta de Jacaré. O encontro foi marcado por uma forte emoção. Do Tabuleiro seguimos para o Km 35 onde reside mais duas filhas de Bianor (filho único de Jacaré):

Do Tabuleiro seguimos até o povoado Tinguí onde fomos conhecer Gonçalo Joaquim de Oliveira, que teve seu pai, o sr. Joaquim Soares de Oliveira, assassinado por Lampião. No Tinguí encontramos Gonçalo sentado, curtindo a sombra da igreja, frente a sua casa.

Gonçalo não gosta de relembrar a morte do pai, que era proprietário da fazenda Craunã. Lampião mandou pedir dinheiro e mesmo Joaquim enviando o montante e alguns maços de cigarros desabafou com o vaqueiro Antonio Zezé, encarregado de levar o dinheiro, que era duro trabalhar e mandar o dinheiro para quem não trabalhava. Lampião enfurecido seguiu ao encontro do velho sertanejo e lá chegando, mesmo tendo Joaquim oferecido café e sua esposa estando em adiantado estado de gravidez, Lampião matou o o pai e os filhos Zequinha  e Luquinha.

Gonçalo se resigna na sua dor eterna e mesmo assim conseguimos extrair alguns sorrisos de sua face sofrida. 

Bianor: filho de Jacaré e o sobrinho que por tantos anos Moreno procurou encontrar.

Entre o Tabuleiro e o Tingui, a casa de Lúcio Braga de Lima, um dos homens que acusou Jacaré de ser um dos participantes da morte de Delmiro Gouveia) 

Retornando a Paulo Afonso, uma passada para rever Damarys e Pedro Soares (Nora e filho da cangaceira ARISTEIA)

Nely e João Maurício, filho de Barra Nova: Um Encontro repleto de emoções.

 https://www.seliganamusica.com/noticias/encontro-de-filhos-de-cangaceiros-no-sertao-alagoano-seguimos-as-trilhas-de-lampiao/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário