Por José Mendes Pereira
"O menino da foto é PEDRO FERREIRA. Seu pai era primo carnal de Lampião. A mulher era Chica Jacosa sua tia, (não confundir com a avó de Lampião), a mocinha chamava-se Ana Clemente e o homem era Elói Clemente, vaqueiro da casa. A casa da foto é a casa original feita pelos Ferreiras na propriedade Poço do Negro em Nazaré do Pico-PE".
Acho que a única foto de dona Jacosa avó de Lampião deve ser esta. Veja todos eles acompanhados dos seus nomes: Família de Lampião (desenho de Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos).
1 - A primeira foto, ao centro e acima, é a dona Jacosa, mãe de Maria Sulena da Purificação, que é a mãe dos Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que dona Maria Sulena da Purificação teve vários nomes, inclusive Maria Lopes, mas eles não explicam a razão de tantos nomes para uma mulher só. Na minha humilde e não válida opinião, devem ter sido criados tantos nomes para ela, no intuito de ser beneficiada por algumas ajudas dos governos.
2 - A segunda foto, à esquerda, é de José Ferreira da Silva, o honrado e sofrido pai dos Ferreiras, que por pouca sorte, foi injustamente assassinado por um volante comandado pelo tenente José Lucena, quando das suas perseguições aos irmãos Ferreiras.
3 - A terceira
foto, à direita, é dona Maria Sulena da Purificação, Maria Lopes..., mãe dos
Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que Maria Sulena não era tão ruim,
mas tinha temperamento forte, e enquanto o José Ferreira da Silva desarmava os
filhos na porta da frente, ela os armava na porta da cozinha, e ainda dizia:
"- não crio filho para ser desrespeitado por ninguém". Com isso,
conclui-se que a sua lei era: “Olho por olho, dente por dentro”.
4 - A quarta foto da esquerda é o Antonio Ferreira da Silva, ex-cangaceiro. Antonio Ferreira foi o primeiro filho de Maria Sulena. Mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que ele não era filho de José Ferreira da Silva, e sim de um fazendeiro de nome Venâncio, que negociara com José para criar o seu filho que ainda estava na barriga, já que ele iria casar com Maria.
Mas o escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão afirma em seu livro "Lampião a Raposa das Caatingas" que ele era mesmo filho de José Ferreira. Para tirar sua dúvida leitor, adquira este livro com o professor Pereira através deste endereço: franpelima@bol.com.br
5 - Abaixo da foto de dona Jacosa está a foto do maior e mais estudado cangaceiro no Brasil e no mundo inteiro, Virgolino Ferreira da Silva o sanguinário capitão Lampião. Passou quase 20 anos vivendo da bandidagem, matando, roubando, assaltando, sequestrando, vingando, satisfazendo e alimentando o seu ódio, açoitando aqueles que ele os tinha como traidores, justiçando, segundo ele. Alguns momentos, era protegido por pessoas importantes. e em outros casos, deixava de ser perseguidor para ser perseguido pelas volantes de 7 Estados do Nordeste Brasileiro, que não lhe davam tréguas um só instante.
6 - À direita de Lampião está seu irmão João Ferreira da Silva, o único filho de José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena que não entrou para o cangaço. Tentou algumas vezes fazer parte do movimento de cangaceiros, mas Lampião mandou que fosse cuidar dos seus irmãos. Foi um homem honrado e ainda por alguns anos, criou Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita.
7 - Ao lado do João Ferreira da Silva está o Ezequiel Ferreira da Silva, que no cangaço era alcunhado de Ponto Fino. Dos homens, este era o filho mais novo do casal de fazendeiros.
8 - Abaixo de Antonio Ferreira e Virgolino está o cangaceiro Livino Ferreira da Silva. Este morreu muito jovem em um combate, no ano de 1925. Nesse mesmo dia, Lampião foi atingido no olho por cacto que vazou o seu olho, que o cegou para toda sua vida.
9 - Abaixo de Livino, João e Ezequiel estão as suas irmãs, as quais são: Virtuosa Ferreira da Silva, Angélica Ferreira da Silva, Maria Ferreira da Silva e Anália Ferreira da Silva. De todos os irmãos de Lampião, Maria Ferreira da Silva foi a última a falecer.
O saudoso escritor e pesquisador do cangaço Sabino Bassetti nos informou que Lampião teve mais duas irmãs, e uma delas morreu ainda criança numa labareda de fogo de uma lamparina. Mas isso ficará para um próximo trabalho.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário