OS 50 ANOS DA JOVEM GUARDA - PARTE 2 ( THE 50TH ANNIVERSARY OF THE YOUNG GUARD - PART 2 )
NA POSTAGEM ANTERIOR EU ESCREVI SOBRE A HISTÓRIA DA JOVEM GUARDA, DO MOVIMENTO EM SI - MUSICALMENTE FALANDO. SÓ QUE NÃO FOI SÓ NA MÚSICA QUE A JOVEM GUARDA DEIXOU SUAS MARCAS, MAS SOBRETUDO NO COMPORTAMENTO E NA MODA USADA PELOS JOVENS DALI POR DIANTE . ENTÃO, ABORDAREI AGORA A MODA INSPIRADA PELOS ASTROS DESSE GRANDE MOVIMENTO MUSICAL E CULTURAL.
Comandada por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, a Jovem Guarda foi um movimento que mesclou música, moda e comportamento. Surgido na TV Record em 1965 ( através do programa homônimo ), o movimento acabou impulsionando o lançamento de discos, roupas e diversos acessórios. Hoje , a Jovem Guarda exerce um apelo nostálgico, mas em sua época foi fundamental para cimentar o status da cultura jovem no país. Tocar guitarra elétrica passou a ser algo normal e desejado. Guitarras e amplificadores vieram pra ficar .
Mas para ter a dimensão exata sobre as mudanças influenciadas pela Jovem Guarda , precisamos conhecer o contexto - a época em que se situava a Jovem Guarda, como era o Brasil daquela época , em termos de política e sociedade...
Até os anos 50, o Brasil era um país com a economia baseada principalmente na agricultura . Getúlio Vargas fez alguns esforços para modernizar o país, mas no fim de sua era permanecíamos estruturalmente agrários . No pós- Segunda Guerra Mundial, Jucelino Kubitschek foi quem finalmente deu vida urbana ao país. O presidente era desenvolvimentista e incentivou o desenvolvimento de indústrias no país. Além disso, ele construiu Brasília - através de um projeto arquitetônico moderno desenvolvido pelo premiado Oscar Niemeyer - para ser a nova capital do país. Mas quando se pensava em vida urbana, pensava-se em Rio de Janeiro e São Paulo ( que era onde as coisas aconteciam ) ; o restante do país continuava " agrário " . Nosso modo de pensar e agir chegava às cidades via ruralismo patriarcal.
Essa tradição era tão cuidada para ser mantida em ordem, que havia as " delegacias de costumes " . Essas delegacias reprimiam " as ações que pudessem afetar a honra e a dignidade das famílias, as manifestações que contrariassem a moral e os bons costumes, além da venda ou mesmo a exposição de livros, desenhos e gravuras que ofendessem a moral ". Era considerado obsceno : o beijo em público, certas roupas, alguns comportamentos, determinadas publicações, tudo isso e mais o que pensassem o padre e o delegado sobre o que era considerado " pouca vergonha " e obscenidade. E esse modo arcaico de vida não era apenas uma imposição das autoridades, mas era cultura, um valor circulante, uma prática das famílias, um ensinamento doméstico e familiar.
Depois de anos de governos populistas ( Getúlio Vargas, Jucelino Kubitschek e JoãoGoulart - o Jango ), em 1964 as coisas pioraram bastante com o Golpe Militar. Sob o governo de ditaduras militares, houve aumento progressivo da censura, o controle sobre tudo o que se fazia tornou-se mais rígido. Tudo era hierarquizado, inclusive dentro das famílias brasileiras . Era tal a hieraquização da vida privada - que era comum durante as refeições o pai se sentar imperativamente à cabeceira da mesa e a família dispunha-se ao redor em silêncio obsequioso. Ninguém falava e muito menos se levantava sem a devida licença . Tinha-se que pedir permissão para tudo, principalmente no caso das mulheres ( as esposas, filhas etc ).
Só que no contexto internacional formava-se uma cultura juvenil, um fenômeno que acompanhou as transformações sociais e culturais que se deram com o término da Segunda Guerra Mundial. Muitos adolescentes, desde os anos 50, passaram a ouvir o rock'n roll de Elvis Presley e imitar o seu topete, a jaqueta de couro, a dança provocante. Logo, com a explosão da Beatlemania ( a partir de 1964 ) e a moda ousada de Londres difundiram o estilo de vestir e de se comportar em grande parte do planeta . No Brasil, entre 1965-68 , liderados por Wanderléa, Erasmo e Roberto Carlos, apresentadores do programa Jovem Guarda, cantores mostram aos adolescentes uma nova maneira de se vestir e se comportar.
Wanderléa, Erasmo e Roberto Carlos : o trio de apresentadores da Jovem Guarda
A turma do iê-iê-iê
A moderna juventude londrina dos anos 60
Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos em cena do filme Diamante Cor-de-Rosa
A turma da Jovem Guarda
Os mais velhos não viram com bons olhos a ascenção do rock no Brasil e a adesão dos jovens brasileiros ao movimento, já que eles o associavam a rebeldia. Muitos pais achavam até que suas filhas poderiam engravidar em tais shows de rock !!! Em um período pós-guerra, o pensamento era que o rock'n roll acabaria com as famílias !!!
Essa maneira moderna e provocante acabou abrindo espaço para as transformações comportamentais que ocorriam na família brasileira . Era uma forma dos jovens simbolizarem sua vontade de liberdade, usufruir do seu corpo e viver de maneira que lhes conviesse, sem ter que seguir uma lógica de casamento, trabalho ( homens ) e filhos ( mulheres ).
Essa juventude não-politizada promoveu transformações de grande impacto na sociedade. Além da música e da moda, os jovens passaram a falar suas próprias gírias, criaram um estilo e começaram a agir de modo diferente dos pais, influenciando inclusive o diálogo dentro das famílias. Meninas usavam minissaia e saiam pra assistir shows de rock.
Enquanto gerava discórdias e mudanças dentro das casas, a indústria não parava de lançar produtos para os fãs, entre roupas, bonecos de cantores, discos e inúmeras bugigangas ligadas ao movimento.
Festa de Arromba
Erasmo Carlos, um brasa !
Jovens tardes de domingo ...
Adolescente dos anos 60
Apresentadores e convidados da Jovem Guarda
Roberto Carlos em cena do filme " Roberto Carlos em Ritmo de Aventura "
Os jovens fãs se inspiravam em seus ídolos do rock
Os bonecos lançados pelos astros Erasmo ( o Tremendão ) e Wanderléa ( a Wandeka )
A importância da Jovem Guarda ainda é, muitas vezes, subestimada e mesmo quem viveu a época não dimensiona a importância do movimento. Contudo, apesar de seu caráter comercial e apolítico, o movimento acabou abrindo uma brecha na sociedade conservadora dos anos 60 . Essa abertura mostrou que havia novas possibilidades de se comportar - ou de não se comportar ... Através da moda e da atitude rebelde da Jovem Guarda, forjou no Brasil um estilo de vida adolescente , enterrou velhos costumes e criou novos, de efeitos libertários.
Já o impacto causado pela turma do iê-iê-iê nas famílias e nos costumes sociais brasileiros parece definitivo. Essa turma só queria festa, era acrítica e criticada : brigava por cabelo comprido, calça apertada, camisa colorida, saia curta e música barulhenta. Nada disso parecia relevante no pesado clima político da época . Naquele tempo, a simples existência desses " alienados " era um insulto ao politicamente engajado. Não obstante, foi a primeira vez no Brasil que adolescentes desobedeceram seus pais, que filhos discutiam a roupa, que filhas exibiram sensualidade, que se quebrou a ordem familiar. A Jovem Guarda nos legou uma revolução !!!
Wanderléa adorava usar minissaias e inspirou muitas garotas
Roberto Carlos ao lado de Wanderléa e sua mãe Lady Laura
Roberto Carlos sendo coroado " O Rei da Juventude " por Abelardo Barbosa , o Chacrinha !
Eu sou terrivel !!!
A Jovem Guarda chegou de Norte a Sul do Brasil
Roberto Carlos e seu conjunto
Wanderléa e Wanderley Cardoso
Leno e Lilian
Se na Inglaterra havia a Beatlemania, aqui tinha a Jovemguardamania
O encontro de estilos : o poeta Vinícius de Moraes e Roberto Carlos ( revistaSétimo Céu, arquivo pessoal )
A fama do Roberto era tão grande naquela época que ele foi um dos poucos artistas brasileiros a se apresentar no Japão( na foto com a cantora e apresentadora Rosa )
Roberto Carlos recebe Wandeley Cardoso no programa Jovem Guarda
A cantora e pianista mineira Martinha
A turma de amigos
MODA, GÍRIAS E ATITUDE
O rock chegou nos anos 50 ao Brasil e veio pra ficar. Celly Campello e Sérgio Murillo foram alguns de seus percursores, mas foi com a Jovem Guarda que o estilo, de fato, foi dissiminado e marcou de fato uma época. As traduções de músicas estrangeiras fizeram sucesso por aqui - ainda que o estilo bem comportado dos músicos cinquentistas não tivessem muito a ver com a rebeldia do rock que se espalhou pelo mundo. Logo veio a Jovem Guarda - encabeçada por Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa - que diferente dos seus predecessores, eram bem mais ousados , com suas roupas coloridas, cabelos compridos e vários acessórios. Eles influenciaram bastante a forma de vestir dos seus fãs.
A Jovem Guarda foi um produto, que se propagou para além das elites. Os cantores não vinham das elites cariocas - da zona sul- como o pessoal da bossa-nova . Eles eram de um grupo das camadas mais populares , e talvez por isso seu impacto tenha sido tão grande, que tenham conquistado tantos fãs.
A jovem cantora Celly Campello, a grande pioneira do rock no Brasil
Celly e seu irmão Tony Campello
Celly Campelo e Sérgio Murillo, rei e rainha do rock
Estúpido Cupido é um dos maiores sucessos da cantora
Os Beatles foram uma das maiores influências para os cantores da Jovem Guarda
Roberto Carlos no início da carreira ( à direita )
Erasmo e Roberto Carlos juntos no programa Clube do Rock, de Carlos Imperial
Roberto, já no programa Jovem Guarda
Que que é isso, bicho ?
Antes da Jovem Guarda o visual dos jovens era mais formal, like adults !
Depois da Wanderléa, a cantora Martinha era a que mais influenciava pelo seu estilo
O cabelo de Martinha era típico de uma garota dos anos 60 ( o penteado alto e bem liso )
As estampas de bolinhas estavam super em alta nessa época e Martinha adorava
A conceituada revista Realidade ( edição de 1966 ) dissecou o visual de Roberto Carlos e sua influência sobre a juventude
Martinha de " calça jeans "
Martinha e Antônio Marcos ( outro galã da Jovem Guarda )
Heei, que onda, que festa de arromba !
Nos anos 50, os homens basicamente usavam terno e as mulheres, saias compridas . Com a ascenção do rock, principalmente com a Jovem Guarda, as mulheres passaram a usar minissaias e calças compridas ; os homens passaram a usar cabelos compridos, roupas coloridas e estampadas e muitos acessórios, como : pulseiras, anéis e artigos de luxo para incrementar o visual.
Numa entrevista, Erasmo Carlos conta que o Brasil naquela época era bem careta , os rapazes tinham o cabelo arrumadinho e tals ... " Se um homem usasse vermelho era chamado de bicha ", disse Erasmo . Imagina só aquele festival de roupas coloridas usadas por Roberto Carlos e cia ??? O cabelo grande e liso era o que mais despertava o ódio dos opositores - Aliás, a grande característica do movimento era o estilo dos participantes : roupas coloridas e cabelos compridos - de preferência, lisos ! Numa época em que não existia chapinha, o jeito era ficar de touca por um bom tempo antes de sair de casa.
Pra ser " o bom " depois de 65, só prestando muita atenção nos ídolos da Jovem Guarda - como dizia Eduardo Araújo na sua música : " botinha sem meia, cabelo na testa... carro vermelho " . A febre era tanta que as Lojas Renner lançaram na época uma coleção inspirada na turma de Roberto Carlos , chamada de " Calhambeque ", da qual a estrela maior era uma fivela de metal com a imagem do veículo gravada. Das lojas de grife às roupas feitas pela mãe ou pela tia costureira - tudo estava no ritmo do iê-iê-iê .
A turma da Jovem Guarda e seus looks coloridos ( revista Música Popular Brasileira/ arquivo pessoal )
Reparem no estilo " moderno " de Lilian : calça de tafetá ajustada de cintura baixa
Os " brotinhos " curtindo um som com Eduardo Araújo e Tim Maia ( reparem nas calças de cintura baixa listradas e barriga de fora)
Wanderley Cardoso vai de camisa de estampa floral e Kátia Cilene de vestido longo estampado
Martinha e suas bailarinas de vestidos bem curtos ( bem ao estilo sessentista )
Roberto Carlos com um figurino voltado para o início dos anos 70. Legal a pantalona da cantora à esquerda
Calças listradas e em tecidos brilhosos apareciam bastante no programa
Martinha com casaco de couro fazendo pose pro cantor Paulo Sérgio
Wandeka, o Brasa e o Tremendão revolucionaram a moda jovem no Brasil
Vestidos tubinhos estavam em alta ( olha o listrado da cantora Rosimery )
O galã Ronnie Von adorava roupas de cores marcantes
Visual jovial da dupla
Martinha ao estilo Courrèges
Jerry Adriani já adotava o jeans
Roberto Carlos adorava usar o cabelo bem liso, ao estilo Beatles
Muito espirituosa essa frase do Rei
Na Jovem Guarda, a minissaia reinava entre as mulheres - que também usavam botas de cano longo, roupas de linhas retas, inspiradas na moda lançada em 1965, por André Courreges. Os homens apostavam nos cabelos de franja, similares ao dos Beatles. Os ídolos da Jovem Guarda inspiraram muito com seu estilo, principalmente o trio de apresentadores ( Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa ) . Vamos então conferir um a um o estilo dos três cantores e principais ídolos da Jovem Guarda .
Wanderléa usava ...
Wanderléaera um ícone de estilo. Ela tinha um estilo moderno , usava e abusava das minissaias e vestidos curtos tubinho ou em linha trapézio. Também gostava das peças acinturadas;
- Usava peças com brilho, estampas, cores chamativas ( dentre elas : pink, vermelho e amarelo ), peças em couro e com texturas, como as peles sintéticas ;
- Coletes, salopetes, casaquetos , camisas (que geralmente eram amarradas em nó ) estavam presentes no seu guarda-roupa;
- Além das peças curtas, Wandeka usava muita calça comprida, geralmente retas, cigarrete e posteriormente boca-de-sino. Usava jaquetas e as vezes , tops, que deixavam um pouco da barriga à mostra;
- Os tecidos eram variados ( lãs, gabardines, veludos, tafetás, sedas, crepes, couros ) e as padronagens também. Suas estampas favoritas eram o xadrez , o xadrez Vichy, poás, listras, florais, quadriculados, grafismos etc ;
- Ela usava muito acessório : colares, pulseiras, arquinhos e fitas de cabelo, brincos geométricos, cintos chamativos, marias-chiquinhas, echarpes, terços-colares, estolas, óculos estilosos;
- Seus calçados favoritos eram as botas ( de cano alto e botinhas ), mocassins e scarpin;
- Wanderléa usava maquiagem que destacava bastante os olhos com cílios postiços e bastante máscara . Também deixava os olhos bem marcados com delineador ( ao estilo Twiggy ), e na boca usava batons clarinhos .
Olha só a Wandeka : colete cheio de textura, terços-correntes, cinto estiloso e cílios postiços
Wanderléa divando com botas de cano longo e vestidinho de couro
Vestidinho ultracurto de couro negro
Ao lado de Roberto, vestindo vestido de zíper e gola estilosa
Roupa em estilo " Pierre Cardin "
Vestidinho artesanal todo trabalho
Olha o estilo moderno de Wanderléa, totalmente diferente das cantoras dos anos 50, como Celly Campello
Vestido com amarração, cabelo estilo "leoa " e olhos bem destacados na make
Wandeka em look quadriculado
Mais algumas imagens da Wandeka :
Wanderléa adorava anéis grandes
Alguns looks de Wanderléa
Wandeka com óculos estilosos com lentes coloridos
Ruiva
Erasmo de colete vermelho e Wandeka com visú pop
Camisa estilosa e calça de 2 cores do Erasmo. Já Wanderléa vai de vestido com grafismos
No início da carreira ao lado do Roberto Carlos
Femme-fatale
Erasmo Carlos usava ...
Já Erasmo Carlos era o " bad boy " da turma. Ele tinha um visual desengrenhado, geralmente deixava a barba por fazer e adotava cortes de cabelo com costeletas ( inspirado no Elvis talvez ); - Erasmo adorava peças utilitárias com inspiração militar como fardas, muito verde , azul marinho e camuflados, botões grandes etc; - Ele curtia roupas coloridas como o vermelho e o rosa, além do cinza e do preto. Também curtia jaquetas de couro, jeans e jaquetas franjadas de camurça ( estilo country ) ; - Adotava também casacos ( alguns estampados ), ternos transpassados e t-shirts. Coletes, calças de couro, looks total black; camisas listradas também entravam no seu closet; - Nos acessórios, Erasmo adorava medalhões, correntes, anéis, quepes e chapéus, óculos grandes.
Aqui, Erasmo num visual mais comportado
Tudo junto e misturado no look do Tremendão
Usar medalhões e correntes era outra característica do visual de Erasmo
Corrente sobre camisa e cabelo ao estilo Elvis Presley
Erasmo sempre foi fã de um bom jeans
Wandeka na chiqueria, Roberto num estilo mais hippie e Erasmo arrebentando no terno megalistrado
As famosas costeletas do Tremendão
Olha o Erasmo com uma camisa estampada ( foto : site Roberto Carlos oficial )
Erasmo usa roupa com inspiração militar
Roberto Carlos usava ... Ainda falando sobre roupa masculina, Roberto Carlos foi sem dúvida quem mais inspirou a juventude. Roberto usava o cabelo liso com franja. No início, usava terninhos a la Beatles, mas com o passar do tempo passou a adotar um figurino mais arrojado tanto no programa, quanto nos shows e no dia-a-dia . Confiram algumas características do estilo do Rei: - O brasa usava muita roupa colorida ( entre elas o vermelho e o rosa ) e muitas estampas ( geométricas, florais, listras e psicodélicas ) ; - Ele curtia usar camisas semi-abertas ( exibindo um medalhão ), blusas sem colarinho, túnicas, camisetas, number tee ( camisetas com estampas de números ), blusas de gola rolê; coletes, casacos em estilo militar e sobretudos; - Roberto usava jaquetas e coletes franjados, camisas jeans e com amarrações, blusas de bolinhas, camisas listradas, look total black ; - No caso das calças, o Rei usava muita calça branca e preta, listradas, em couro e de tecido plano - podiam ser retas, mais ajustadas ou bocas-de-sino ; - Roberto Carlos adorava acessórios, principalmente os medalhões, correntes, pulseiras , anéis grandes, echarpes, chapéus, óculos estilosos. Nos pés, adorava botinas brancas e pretas; - Ele usava blusas com amarrações, roupas com padronagens e tecidos como sedas, veludos, cetins, etc ...
Camisa de poás sob terno
Look total black do Roberto. O Erasmo tá bem estiloso também
Camisa estampada, medalhão e óculos estiloso
O Rei com camisa de estampa floral
Look estilo " Jim Morrison "
Roberto Carlos com camiseta com estampa de número e colares ( cena do filme Diamante Cor-de-Rosa )
Show de acessórios ? colares, lenço, anéis e pulseira . Pura atitude !
Camisa aberta, jeans e medalhão ( já adiantando o que seria moda no começo dos anos 70 )
Roberto com terno branco sobre blusa de gola rolê ( cena do filme Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura )
Roberto Carlos usando camisa cor de rosa bordada, quebrando tabús !
Ao lado de Gal Costa, usando colete de couro , medalhas e colares
Com um visual mais comportado em preto e branco
Roberto veste casaco com detalhe nos punhos e na gola
Roberto Carlos de camisa rosa acetinada
Mais imagens de Roberto Carlos :
Roberto com um visual mezzo hippie
Roberto Carlos canta com Martinha. De bigode. num estilo meio George Harrison ( dos Beatles )
Aqui , de blusa listrada, no início da carreira
Black shirt
Jogo de xadrez
Roberto Carlos em versão " Jim Morrison "
Roberto com blusa estilosa e seus famosos medalhões
As roupas usadas pelo Rei serviam de inspiração para as lojas
And ...
Blusas com estampa floral e calças brancas faziam parte do closet do Brasa ( revista Manchete/ arquivo pessoal )
Roberto fazia uso de uma grande variedade de cores em seus looks
Olha já a camisa jeans que foi hit esse ano, já era usada pelo Rei na década de 60 ( revista Sétimo Céu/ arquivo pessoal )
Olha a estampa !!!
Blusa com detalhes florais ( revista Manchete/ arquivo pessoal )
Jeans e rosa ( revista Manchete / arquivo pessoal )
Olha ai a camisa estampada usada para fora da calça ( revista Nova História da Música Popular Brasileira/ arquivo pessoal )
Camisetas estampadas era usadas amplamente por Roberto Carlos ( revista Sétimo Céu/ arquivo pessoal )
Roberto Carlos era adepto dos coletes ( revista Música Popular Brasileira/ arquivo pessoal )
O estilo de Roberto Carlos e sua primeira esposa, Cleonice Rossi ( revista Música Popular Brasileira/ arquivo pessoal )
Roberto Carlos com look de couro fugindo dos bandidões em cena do filme Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura ( revista Sétimo Céu / arquivo pessoal )
Reparem no figurino de Roberto Carlos e as garotas do filme " Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura " ( revista Sétimo Céu/ arquivo pessoal )
Os estilosos Roberto Carlos e Nice ( sua primeira esposa )
Pontos em comum nas roupas de Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa são : zíperes em destaque, golas diferenciadas, blusas abertas, xadrez e quadriculados, amarrações, peles nas golas e punhos, óculos estilosos com lentes coloridas e casacos . Confiram mais algumas fotos do trio de apresentadores da Jovem Guarda :
Olha a peruca da Wandeka !!!
Roberto de jaqueta franjada e Wanderléa com look bem 60's
Só no glamour
Friendship
Black &White versus Colorful
Logo no início da Jovem Guarda, quando os rapazes usavam terninhos ( revista Manchete/arquivo pessoal )
Eles ajudaram a " modernizar " o modo de vestir dos rapazes
Roberto e Erasmo em momento descontração ...
Vestidos pra uma festa de arromba
Olha o estilo do trio. Uau ! ( imagem do filme Diamante Cor-de-Rosa )
Um momento que demonstra claramente a influência de Roberto Carlos e seu modo de vestir e comportar é mostrado na participação dele no programa " Quem Tem Medo da Verdade " apresentado por Carlos Manga, em que celebridades eram " julgadas " por figuras do meio artístico. Na ocasião, uma das defesas foi feita por Silvio Santos : " Roberto Carlos fez com que a juventude usasse colares, medalhões, anéis. Usasse amarelo, vermelho, o azul, e disseram até que essa juventude por causa de Roberto Carlos estaria se desmasculinizando, estava afeminada . Desde quando as roupas , os colares, os anéis desmasculinizam o homem ? ", questina Silvio. Percebemos , portanto, a importância da Jovem Guarda na sociedade daquela época. Até o próprio Tropicalismo, que teve início no ano em que terminava a Jovem Guarda, bebeu das fontes dos cabeludos roqueiros .
A Jovem Guarda inspirou os músicos do Tropicalismo
Confiram abaixo as principais gírias usadas na Jovem Guarda ( muitas usadas até hoje ) . Além disso, confiram na íntegra um trecho do programa Quem Tem Medo da Verdade e a defesa de Roberto Carlos feita por Silvio Santos. Também videos de dois filmes feitos por Roberto Carlos : Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura ( 1967 ) e Diamante Cor de Rosa ( 1969 ) , no qual ele contracena com Erasmo Carlos e Wanderléa. Para conferir na íntegra o estilo do trio de apresentadores da Jovem Guarda e das pessoas em geral daquela época, eu recomendo assistirem a esses filmes - que tem lindos figurinos, além de mostrarem um pouco do Brasil da década de 60. Eu recomendo ! Gírias da Jovem Guarda : Barra limpa = está tudo bem Bicho = meu amigo, meu chapa Brasa = pessoa atraente, sedutora Broto = garota bonita, namorado ou namorada , moça ou rapaz adolescente Cafona = feio, brega Calhambeque = carro velho Carango = carro bacana Certinha = mulher bonita Chapa = amigo Coroa = velho (a) Cuca = cabeça, mente É fogo ! = é difícil, é complicado É uma brasa, mora ? = muito bom, entende ? Fundir a cuca = perder o senso, confundir Gamar = apaixonar-se Grana = dinheiro Mandar brasa = agir com disposição firme, "mandar ver " Mancar = desrespeitar compromissos Mora ? morou ? = entende ? entendeu? O tal = pessoa de destaque Pacas = muito Pão = homem bonito Papo firme = alguém muito legal; conversa séria Pra frente = algo moderno Papo furado = conversa boba Pinta = aparência, fisionomia Quadrado = algo ultrapassado, sujeito conservador Tremendão = rapaz bonito Uma uva = coisa bonita Vula = algo muito veloz Agora os vídeos ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário