Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

O IMPÉRIO DO BACAMARTE EM NOVA EDIÇÃO CHEGA AO MERCADO LITERÁRIO

 

Hélio Santos e Manoel Severo

Uma das mais preciosas obras literárias sobre um recorte importante da história do coronelismo nordestino; tendo o sul do estado do Ceará do final do século 19 e começo do século 20, mais precisamente a emblemática região do cariri; o Império do Bacamarte nos apresenta de maneira aprofundada, a partir da entrega e talento de seu autor; Joaryvar Macedo; sertanejo da “gema” nascido no Sítio Calabaço na emblemática cidade de Lavras da Mangabeira, centro sul do Ceará; um dos mais importantes e surpreendentes períodos do coronelismo de barranco, de todo o país. Fundamentada em vasta bibliografia, pesquisa em periódicos da época, entrevistas com remanescentes e acima de tudo, com a responsabilidade de um filho que fala de sua terra, de sua casa, de seu quintal e de sua gente, Joaryvar Macedo consolida o Império do Bacamarte como um marco no estudo do coronelismo nordestino. 

A nova e aguardada edição de O Império do Bacamarte

Com a maestria e a sensibilidade que lhes são tão próprias, Joaryvar une mestres como João Brígido, Abelardo Montenegro, Otacílio Anselmo, Rodolfo Teófilo, Leonardo Mota, Nertan Macedo, Amália Xavier e tantos outros talentosos e obstinados garimpeiros da história sertaneja para nos ajudar a compreender esse que foi um dos períodos mais conturbados da história recente de nosso nordeste. As áridas terras de nosso sertão aprenderam e sofreram desde os tempos da colonização, passando pelo império e desaguando nos tempos da velha república, com as intempéries do clima, a pobreza e desigualdade, a ausência do Estado e com a força e o poder do coronelismo, simbiose perfeita para outros flagelos no sertão nordestino: os “cabras”, os jagunços e os cangaceiros. Notadamente com o presidente Campos Sales; entre 1898 e 1902; e seu sucessor Rodrigues Alves; entre 1902 a 1906; consolidadores da famigerada “políticas dos governadores”, instituto que ensejou por todo o país a expansão e fortalecimento das oligarquias rurais, daí viríamos a conhecer um dos mais sombrios e violentos períodos da história de nosso sertão, destacando o cariri cearense, berço e palco de algumas das mais extraordinárias sagas de deposições, à força e à bala, de todo o Brasil daquela época.

Hélio Santos e Manoel Severo, planejamento da Agenda de Lançamentos de o Império do Bacamarte, clássico de Joaryvar Macedo.

"A Nova Edição de o Império do Bacamarte tem seu lançamento marcado para o próximo mês de março em Crato, na região do Cariri cearense, a partir daí ao lado do Cariri Cangaço teremos a satisfação de realizar os lançamentos em Fortaleza, Paulo Afonso, Piranhas e Serra Talhada." Hélio Santos.

Joaryvar Macedo em seu Império do Bacamarte nos traz a partir de uma leitura envolvente os principais aspectos da conturbada época das oligarquias e do mandonismo dos coronéis de barranco; com cheiro de chumbo e morte; que por muito tempo ainda viria a pontuar por esses rincões sertanejos. Traçando as principais causas, as principais características de seus protagonistas e ainda as repercussões políticas, o Império do Bacamarte é obra obrigatória a todos que pretendem conhecer um pouco mais dessa feição do coronelismo nordestino. Uma obra há muito aguardada e que agora chega até os leitores.

Redação Cariri Cangaço

10 de Fevereiro de 2022

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/02/o-imperio-do-bacamarte-em-nova-edicao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário