Seguidores

domingo, 27 de março de 2022

SÓ COMO ARQUIVO NO NOSSO BLOG - GERVÁSIO: O SOLDADO RASTEJADOR QUE PERTENCEU AO GRUPO DE ZÉ RUFINO

Gervásio e João de Sousa

Mais uma descoberta do escritor João de Sousa Lima

Encontrado em Jeremoabo o soldado rastejador do grupo de Zé Rufino. José Silva Lima é o verdadeiro nome de Gervásio.

Gervásio além de rastejador era o degolador de cangaceiros e participou da morte de diversos deles.

 Gervásio gesticulando segurar um rifle - Relatando com detalhes como era os combates com os cangaceiros.

Antes de entrar na policia esteve com Lampião na casa de Antonio Martins, na margem do Rio Vaza Barris e por |Lampião foi convidado para ser cangaceiro e não aceitou. Entrou na volante em 1931 com 15 anos de idade. Foi muito amigo dos soldados Murundú e Marancó. Gervásio confirma como sendo coiteiros de Lampião os dois irmãos João Maria e Liberato de Carvalho.

Foi Gervásio quem degolou Zepellin, Pai Véio, Gorgulho e Patativa.

No momento Gervásio encontra-se na casa de um dos filhos em Araci, Bahia. É um homem reservado e só nos recebeu em sua residência por que fomos até ele com um dos filhos mais velho.

Gervásio tem na memória as marcas desse passado ainda recente, guarda lembranças dos momentos difíceis e de terror que passou nas caatingas nordestinas. Daquele tempo ainda guarda o facão da marca jacaré que degolava os cangaceiros.

https://cangaceirosdepauloafonso.blogspot.com/2012/09/gervasio-o-soldado-rastejador-que.html

Uma observação sobre o aparecimento do cangaceiro Gorgulho no texto.

O escritor Alcino Alves Costa, certa vez falou que, quem morreu no combate que faleceram Mané Moreno, Áurea sua companheira, foi o cangaceiro Cravo Roxo, e não o Gorgulho. 

Gorgulho foi baleado, porém, conseguiu chegar em uma casa de um amigo chamado Lisboa, da família Félix. O cangaceiro permaneceu na companhia deste senhor até sua total recuperação. Depois, deixa o cangaço e lascou-se no meio do mundo. Posteriormente. resolveu voltar para sua terrinha natal, que era Salgado do Melão. 

Alguns livros falam como sendo o “Fogo do Poço da Volta”, ficando esclarecido que o embate deu-se na fazenda “Palestina”.

Não posso afirmar ao leitor com certeza, mas me parece, que o escritor Alcino Alves Costa conheceu pessoalmente o cangaceiro Gorgulho. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário