Seguidores

terça-feira, 27 de setembro de 2022

NAS RUÍNAS DO CASARÃO DE PATOS DE IRERÊ NO MUNICÍPIO PARAIBANO DE SÃO JOSÉ DE PRINCESA.

Por Geraldo Júnior

Um patrimônio histórico que protagonizou uma das páginas mais violentas e sangrentas da recente história paraibana e que está com os dias contados.

O casarão que no passado pertenceu ao major Floro Florentino Diniz, pai de Xanduzinha esposa de Marcolino Pereira Diniz, eternizada na música Xanduzinha cantada por Luiz Gonzaga e irmão do coronel Marçal Florentino Diniz e de Laurindo Florentino Diniz, serviu como cativeiro para as mulheres que foram mantidas reféns por um contingente da Força Militar paraibana que tinha na ocasião o comando do célebre sargento Clementino José Furtado o vulgo Clementino Quelé. Quelé que tantos combates travou com Lampião e que perdeu irmão e parentes durante esses conflitos.
Quelé que tinha ordens diretas do governo para dar combate aos revoltosos da Revolta de Princesa, pretendia através do aprisionamento das mulheres da localidade de Patos de Irerê, forçar a rendição dos aliados do coronel Zé Pereira de Princesa, Paraíba, porém a resposta dos revoltosos veio através de uma forte saraivada de balas contra os soldados sitiados, proporcionando uma verdadeira carnificina e protagonizando um dos episódios mais aterrorizantes e sangrentos da história paraibana e nordestina. Fato que ocorreu no ano de 1930. Populares afirmam que foram mortos 64 soldados durante o cerco dos revoltosos. Até pouco tempo atrás podia-se ver manchas de sangue em formato de mãos nas paredes internas do casarão, atestando os horrores vividos por aqueles homens e mulheres que se encontravam no local durante o cerco e o ataque dos homens do coronel Zé Pereira.
Em conversa a boca miúda, comenta-se que durante uma escavação para a construção do alicerce de uma casa na localidade, foram achadas ossadas e crânios, provavelmente pertencentes aos soldados que foram abatidos durante o combate no casarão. Mas nada que se possa ser provado.
Adendo: Na época dos acontecimentos Patos de Irerê era integrado ao município paraibano de Princesa e atualmente pertence ao município de São José de Princesa, Paraíba.
Fica o registro.
Geraldo Antônio De Souza Júnior

https://www.facebook.com/Cangacologia/photos/a.435268929895318/5347544092001086/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário