Por José Mendes Pereira
José Leite de Santana, era conhecido no mundo do crime por Jararaca, Nasceu na cidade de Buíque, no Estado de Pernambuco, no dia 5 de maio de 1901. Na invasão de Lampião à Mossoró, no dia 13 de junho de 1927, ele era um dos chefes de subgrupos do capitão, mas, por pouca sorte, foi baleado, no dia seguinte capturado pelos policiais, nas proximidades da ponte de trem da cidade, e no dia 18 de junho de 1927, o cangaceiro foi assassinado dentro do cemitério São Sebastião, cujo assassinato, até hoje, é considerado como um ato covarde dos policiais, já que o bandido estava preso e muito doente, causado pelas balas que estavam alojadas em seu corpo.
Entre os anos de 1920 e 1926, o facínora serviu o exército brasileiro, tendo sido um dos participantes da "Revolta Paulista do ano de 1924", sob o comando de Isidoro Dias Lopes.
No ano de 1926, resolveu deixar a farda para entrar na famosa "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia", do afamado e sanguinário capitão Lampião, embora a sua participação no cangaço, foi bastante passageira, isto é, por pouco tempo, por ter caído nas mãos dos policiais da época.
Eraldo Xaxá na ponte de trem. Ele faleceu de covid-19 e era nosso primo de 2º. grau. - Foto feita por mim.
No fracassado ataque à cidade de Mossoró, em junho de 1927, foi preso e "justiçado" (morto sumariamente sem julgamento, após 4 dias de prisão) pelo soldado João Arcanjo.
Muitas pessoas da cidade de Mossoró, acreditam que o ex-cangaceiro obrava e continua obrando milagres, pois
antes de morrer, teria se arrependido dos seus crimes praticados, e depois de morto, credita-se plenamente em algumas graças alcançadas.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/11/o-tumulo-mais-visitado-no-cemiterio-sao.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário