Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2024

AFOGADOS

Clerisvaldo B. Chagas,  21 de março de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3. 025 

ENTARDECER NA REPRESA (FOTO: BIANCA CHAGAS)

Pequei uma quadra e fui  a uma tardinha conhecer a barragem do riacho João Gomes.  O riacho é um afluente do rio Ipanema e contorna Santana pela margem direita numa distância entre dois e três quilômetros. As nascentes do riacho, duas, estão situadas no município de Carneiros, imediações do sítio Serrote da Furna. O seu nome tudo indica, deriva da planta denominada beldroega, também antigamente chamada João Gomes. As águas ficaram represadas no Alto Riacho que conta também com uma bela ponte asfaltada e toda a estrutura para um balneário.  O Médio Riacho, muito abaixo da represa, corta a AL-120 e desce para o Baixo Riacho em busca da sua foz no sítio Barra do Panema. Era nessas imediações do Baixo João Gomes, que morava a família PIO, lugar de origem do grande escritor Oscar Silva. (“Água do Panema”, romance, “Fruta de Palma”, crônicas e outros mais).

Parece-me que já houve na Represa um afogamento, lembrando a mais famosa fonte de lazer de Santana, o Poço dos Homens.  Contamos desde a nossa infância até o abandono do poço em 1969, cerca de 20 afogamentos, citados pelos mais velhos e os da nossa geração. Entre os afogados, o mais falado era de um cidadão apelidado “Tinteiro”, que se não nos enganam, morava nas imediações do poço. Falava-se muito também de tal Zé Belebebeu ou Jabobeu, que teria sido o primeiro afogado e que de vez em quando puxava na perna de um bahista para o mesmo destino.

Mas voltando ao riacho João Gomes, o espelho d’água da Represa, visto de pontos mais elevados, estende-se riacho acima por vários sítios, beneficiando tanto a montante quanto a jusante os inúmeros deles que ficam diretamente às margens ou nas suas imediações. Além do banho domingueiro dos seus frequentadores, o pôr-do-sol é uma atração à parte que permite concorrência entre fotógrafos amadores e profissionais. Isso reduziu muito as viagens de santanenses em busca do rio São Francisco em fins de semana, tanto em Pão de Açúcar quanto em Piranhas.

Vamos ao banho!



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário