Por: Manoel Severo
O número 251 da principal praça de Floresta, em Pernambuco, marca a emblemática sede do quartel da Força Pública, comando central das volantes na luta contra o cangaceirismo dos idos dos anos 20.
Por ali sentaram praça, famosos oficiais e sertanejos que dedicaram boa parte de suas vidas à luta contra o banditismo das primeiras décadas do século passado. Destaque para o comandante
Teophanes Ferraz Torres, um dos mais festejados oficiais da briosa policia militar de Pernambuco.
A outrora imponente sede da Força Pública hoje, é o retrato do abandono...
O município de Floresta emancipou do município de Flores, possui 3 distritos e dentre esses está Nazaré do Pico, terra dos famosos Nazarenos, Nazaré por sua vez fica geograficamente entre Serra Talhada, antiga Vila Bela, e Floresta, dessa maneira fazendo do lugar um centro de efervescência na luta contra o banditismo.
Foi para Floresta que Livino Ferreira, irmão de Lampião, foi levado por ocasião de sua primeira e única prisão, quando os irmãos Ferreira ainda não eram cangaceiros profissionais, antes mesmo de entrarem no banco de Sinhô Pereira.
A história do lugar exige os melhores ângulos: Aderbal, Múcio e Pedro Luiz
Tanto a praça como as calçadas de frente ao prédio foram testemunhas vivas de muitos e signbificativos momentos da história do cangaço
O registro lamentável da visita da Caravana Cariri Cangaço-GECC ao município de Floresta foi sem dúvida a constatação do atual estado do prédio que foi sede da Força Pública da cidade. Casário de valor histórico e arquitetônico sem igual, se deteriorando com a ação do tempo e pelo abandono. Dali partimos para Serra Talhada, visita obrigatória às fazendas São Miguel de Luiz de Cazuza e Passagem das Pedras, berço dos irmãos Ferreira.
Manoel Severo
Cariri Cangaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário