Seguidores

quinta-feira, 22 de março de 2012

QUEM COSTURA MELHOR, o rei Lampião ou Maria Bonita?

Por: José Mendes Pereira
: ICCA e Sociedade do cangaço - Foto B. Abrahão / Inédito: uma das poucas  fotos que registraram Lampião costurando em uma de suas máquinas Singer, em 1936

Nesta foto o rei Lampião está costurando numa máquina de marca singer,  e faz pose diante da filmadora de Benjamim Abraão, possivelmente no ano de 1936, nas caatingas do nordeste brasileiro.


Esta, a sua rainha Maria Bonita também posa  costurando numa máquina singer, diante da  filmadora do libanês Benjamim Abraão, e o seu amado rei está ao seu lado, com um objeto na mão. Possivelmente esta foto foi feita no ano de 1936.

É possível que nenhuma destas máquinas não foi a que costurou a roupa de José, sobrinho de Lampião, pois o escritor


Paulo Medeiros Gastão diz em seu artigo "Angico", cujo a seguir, ele discorda, que afirmaram, que quando Lampião foi assassinado, o seu sobrinho José havia entrado no bando antes, lá na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, e foi adquirido uma máquina para que fosse feita as suas vestes para seguir o bando nas caatingas. 

Observação:
As fotos foram adquiridas nos acervos dos escritores e pesquisadores do cangaço: João de Sousa Lima e Ivanildo Alves da Silveira.

Ângelo Osmiro, João de Sousa Lima e Ivanildo Alves da Silveira

Se você gosta de música,  visite este blog:

Cantinho da Música


Mas se não gostar, não vá mais lá, fique no blog do Mendes..., que tem muitas novidades sobre o cangaço do nordeste brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário