Por: Beto Fernandes
Acontece de forma intersetorializada nesta sexta-feira, 13, com organização da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos uma “Caminhada de Alerta Contra o Abuso Sexual Praticado contra Crianças e Adolescentes de Juazeiro do Norte”. O evento acontecerá a partir das 16h00 no Bairro João Cabral com saída da Escola Gerônimo Freire e chegada prevista para a Escola Iva Emídio Gondim.
A Caminhada servirá para uma reflexão do problema, principalmente o crime que abalou a cidade quando Marcônyo Francisco da Silva, que está preso, em 24 de março último, matou e estuprou a criança VLS de apenas 11 anos. A coordenadora geral dos núcleos, Lourdinha Teixeira reafirma que a Comissão tem acompanhado o episódio, desde a ação imediata da polícia com investigações e prisão do assassino, partindo agora para ações concretas que promovam uma cultura de paz e de reflexão sobre a problemática.
Em recente encontro foi elaborada uma Carta Manifesto a sociedade civil e as autoridades competentes retratando repúdio ao crime contra a pequena VLS e pedindo algumas providencias como forma de coibir novos fatos lamentáveis. A carta consta dos seguintes pontos:
01. Intensificação da atenção de policiais em locais de concentração de pessoas com indícios de comportamento suspeito no Bairro João Cabral;
02. Criação de Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente;
03. Implantação de mais um CREAS - Centro de Referência Especializada da Assistência Social - e de um CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - no Bairro João Cabral;
04. Intensificação da segurança nas proximidades das escolas nos horário da manhã, tarde e principalmente à noite.
05. Remanejamento da Base Comunitária da Secretaria de Segurança para as imediações do Centro de Saúde popularmente conhecido como “CC”;
06. Requalificação do Parque Ecológico (melhor iluminação, melhoramento nas áreas de lazer e limpeza);
07. Implantação de um Centro de Recuperação e ou firmar Convênio com as que já existem;
08. Criação de mais um Conselho Tutelar e estruturação do que já existe;
09. Urbanização de áreas no parque Ecológico, e,
10. Destacamento a paisana de policiais dentro do parque para abordagem de indivíduos se assim for necessário e ou monitoramento eletrônico.
A “Carta Manifesto” foi elaborada por integrantes da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas dos Direitos Humanos de Juazeiro do Norte, servidores e alunos das Escolas Jerônimo Freire e Iva Emídio Gondim, CCDS – Conselho Comunitário de Defesa Social - do Bairro Romeirão, Grupo Illeax Omindandereci e Mutalegi, Igrejas e Pastorais Sociais, Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Forum de Ong’s Brasil, Entidades Não Governamentais e Moradores do Bairro João Cabral e adjacências.
Obs.: Foto extraída do Blog Visão de Futuro
http://blogdojuazeiro.blogspot.com.br/2012/04/acontece-nesta-sexta-13-caminhada-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário