Seguidores

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

HOJE NA HISTÓRIA - 16 de Setembro de 2014

Por Geraldo Maia do Nascimento

No dia 16 de setembro de 1955 aconteceu um recital no Cine-teatro PAX de Frei José Francisco de Guadalupe Mojica, transmitido pela Rádio Tapuio.
               
Frei José Mojica fora astro cinematográfico mexicano, galã de películas amorosas da cinematografia norte-americana, que abandonara a vida artística pela clausura.
                

José Mojica é o nome artístico de José de Guadalupe Mojica, conhecido por Frei Mojica. Ele nasceu na cidade de San Gabriel Jalisco, México, em14 de setembro de 1895. Logo após a nascimento do menino, morreu seu pai e a mãe resolve mudar-se com o filho para a capital mexicana. José começou seus estudos no Colégio Saint Marie e posteriormente no Colégio San Ildefonso. Queria estudar Agricultura ,mas houve a Revolução Mexicana e a escola ficou fechada.Durante esse lapso de tempo, começou a estudar canto e percebeu que tinha muito jeito para isso Tinha voz muito boa e timbre de tenor. Estudou canto no Conservatório Nacional de Música, sob a orientação do maestro José Eduardo Pierson, muito conceituado e que foi o orientador de cantores que ganharam fama mundial, como: Pedro Vargas, Afonso Ortiz Tirado. A estréia de José Mojica foi no Teatro Ideal. Depois participou da ópera:\" El Barbero de Sevilla\', em 1916, no Teatro Arbeu, e aí já se consagrou junto ao público. Resolveu,porém, ir para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde arranjou emprego de lavador de pratos, para se sustentar. enquanto aguardava oportunidade para seguir em sua carreira artística. Foi conseguindo papeis secundários. E foi assim que foi ouvido pelo grande tenor Caruso, que se encantou com a voz do mexicano , lhe deu alguns conselhos e o encaminhou para vários trabalhos. Um dos conselhos foi que José Mojica estudasse francês, inglês,italiano. Além de estudar dança, equitação,atletismo.O que Mojica fez. E logo conseguiu uma apresentação, ao lado da grande diva Mary Garden, diretora da Companhia de Ópera de Chicago. Depois disso ele foi convidado a gravar pelo selo Édison\",onde gravou trechos de óperas e músicas tradicionais mexicanas. Mojica foi também convidado para participar do filme:\"One Mad Kiss\". Nos sets de cinema, o cantor ficou até 1938, tendo galgado posto alto, comparável aos grandes cantores Nelson Eddy e Howard Keel. Mas Mojica resolveu voltar para o México e continuar cinema em sua terra natal. Ali ele filmou:\"El Capitan Aventurero\". Já com fama e com dinheiro, o artista comprou uma grande \"Villa\", para dar a sua mãe, que mudou-se para lá e ali viveu até 1940, quando morreu.
              
A morte da mãe abateu-se sobre o cantor de tal forma, que ele entrou em depressão profunda. E resolveu mudar de vida e entrar para a vida religiosa. Se desfez de todas as suas propriedades, deixou de atuar em filmes , mas fez o filme: \"Melodias de América\", em que cantou : Solamente una Vez\", que marcou um grande sucesso Música de sua autoria.. E foi o seu começo como cantor de músicas dolentes. Em 1942, ele entrou definitivamente no Seminário Franciscano de Cusco no Peru e passou a ser chamado de Frei Mojica. Depois se transferiu para o Monastero de San Francisco de Jesus, na mesma cidade. A sua fama o ajudou a reunir fundos para instalar um seminário em Arequipa, conseguindo ajuda da Argentina e de outros países..
              
Em 1950, recebeu um convite do Brasil, para participar da fase se implantação da televisão no país. E aceitou. Esteve em São Paulo, a convite do jornalista e empresárío Assis Chateaubriand e Frei Mojica participou do show experimental da TV Tupi -PRF3, a primeira emissora do Brasil. Foi um festa montada na Rua Sete de Abril, sede dos Diários Associados, onde houve uma cerimônia e uma apresentação artística. Nela Frei Mojica cantou músicas românticas, entre as quais:\"Besame Mucho\", musica romântica e sensual, que era sua fase. E eram músicas de sua autoria. Foi um verdadeiro acontecimento, com muita divulgação, muitas fotos e certamente Mojica conseguiu angariar fundos para suas construções religiosas. O fato se deu no dia 4 de junho de 1950.
              
Em 1958, Mojica escreveu o livro:\"Yo Pecador\", que fez muito sucesso e foi passado para o cinema e narrava a vida do cantor, então já frei. A Ciudad del México, seu país, resolveu prestar-lhe muitas homenagens, pois ele havia ganho fama internacional.
              
Frei Mojica, no entanto, voltou à sua vida religiosa no Peru, onde, sob os cuidados de uma anciã surda e muda, morreu, vítima de um ataque cardíaco, em 1974.
              
José Mojica fez em Hollywood cerca de 10 filmes, no México, seu país, fez seis e na Argentina fez um. Tendo tido uma vida cheia de altos e baixos, como cantor, ator e compositor musical, Frei Mojica gostava de dizer que o que mais fez na vida foi se dedicar a Deus, seu Pai e Senhor.

Geraldo Maia do Nascimento

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

http://www.blogdogemaia.com/#

  
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário