Seguidores

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

LAMPIÃO NAS QUEBRADAS DO SERTÃO DE UAUÁ-BA

Por Trancoso

Contam os mais velhos que certa tarde, a notícia que Lampião estava na região, fez o povo cair pra dentro dos cercados de palma forrageira, para se esconder do bandoleiro, principalmente, as moças jovens, que viviam nas alcovas escondidas.

Diz então que um senhor, e sabe se lá o nome da figura que esta prestes a se tornar um valente e corajoso, homem do sertão, resolveu ficar na varanda, enquanto todos se escondiam.

Foi então que montado em seu cavalo, jumento, égua, ou sei lá, o que apareceu Virgulino o Lampião, e parou sua montaria em frente ao terreiro e o dialogo começou.

- Homem, por que que todos fugiram, menos você? - perguntou Lampião, amolando a faca na sela do jeguinho.

- Estou em minha propriedade, entonses pra que sair? - retrucou o destemido herói de chapéu de couro e barba branca.

"Deveria ter a barba branca e usar chapéu de couro ou panamá"

- Tá certo!!! - respondeu Lampião - mas..., e aquele lindo chapel de couro na parede, dê ele pra mim?

- Desamunte e vá buscar, por que com minha mão, nele vossa mercê não pega.

- Quero mais não, respondeu o capitão..., mas me fale ao menos como faço pra chegar na estrada do simplício..., preciso chegar à cocorobó.

Ao que o velho apontando o dedo indicou:

- Quando eu vou, vou por aí. 

- Tem erro? - pergunta Lampião.

- Tendo ou não, quando eu vou, vou por lá

- Até logo, velho!

Despediu-se e foi se embora o capitão mais temido dos sertões.

Reza a lenda que Lampião não gostava de homens frouxos, covardes e medrosos, respeitava os valentes e corajosos, dizia que esses mereciam viver, e foi numa dessas pelejas, nas quebradas do sertão, que o herói das caatingas nordestinas se deparou com uma figura que em dias atuais, seria chamada de seu Lunga.

Nota do blogdomendesemendes: Se é verdade eu não sei, só sei que o Trancoso escreveu.

Fonte: facebook
Página: O pensamento de Thiago Macedo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário