Seguidores

domingo, 3 de dezembro de 2017

"O SALVO-CONDUTO DE "BARREIRA"

Por Sálvio Siqueira
   Foto do ex cangaceiro Barreira - blogdomendesemendes.blogspot.com

Nessa matéria descrevemos como ocorrem os fatos que antecederam a 'entrega' do cangaceiro João Correia, de alcunha "Barreira", matar seu companheiro "Atividade" e depois cortar-lhe o pescoço levando a cabeça do mesmo, talvez pensando que seu 'ato' seria uma demonstração de que realmente estava disposto a entregar-se em paz, que pertenceu ao grupo do cangaceiro "Português". Ainda veremos a real data dos acontecimentos, a localidade e a data da sua entrega.
                          Após a morte de Lampião, chacinado juntamente com mais dez cangaceiros na grota do Riacho Angicos, em terras sergipanas, a margem direita do Rio são Francisco, em 28 de julho de 1938, as dificuldades, que já eram muitas, ficaram insuportáveis para o restante dos cangaceiros.

                          O 'Rei Vesgo' era a mola mestre em todos os aspectos que dizem respeito a sobrevivência da horda durante os quase vinte anos em que comandou o Cangaço. Tinha seus contatos fornecedores em várias localidades dos Estados nordestinos por onde passou. Sabia onde mandar buscar o que, e a quem, fosse preciso para abastecer seus 'cabras'. Tornou-se, de certo tempo em diante, um comerciante. Comprava munição e armas, caras, mas, sabia repassar ganhando bem.

                          Uma das maiores realizações guerrilheira que o 'Cego' fez, foi a divisão do grupo em sub grupos. Facilitava seus deslocamentos, escondiam-se melhor os vestígios e enganava-se os comandantes de volantes, deixando-os com várias informações de diferentes lugares ao mesmo tempo.

                           Em um desses sub grupos, no qual tinha como chefe o cangaceiro Português, faziam parte dois 'cabras' de alcunhas 'Atividade', tido como o castrador do grupo ou seja, especializou-se em castrar suas vítimas, e o companheiro Barreira.
                                     Foto do cangaceiro Potuguês -  blogdodrlima.blogspot.com

                                             Em determinadas literaturas são mostradas a data de que Barreira teria se entregado no dia 5 de junho de 1938. Agora, no livro do ilustre pesquisador/historiador Luiz Ruben, "Fim do Cangaço: As Entregas", lançado no último evento do Cariri Cangaço, Piranhas 2015, entre 25 a 28 de julho, essa data vem, acompanhada de jornal da época, "Jornal de Alagoas",sendo sua edição datada de 9 de setembro de 1938, referindo que a data do assassinato de Atividade e a entrega de Barreira ocorreram em 5 de setembro de 1938.
                                            Foto do cangaceiro Barreira preso - tokdehistoria.com.br

                                          Foto do cangaceiro Atividade - hid0141.blogspot.com
                               Foto do cangaceiro Barreira na hora da entrega 
                                   com seu macabro salvo-conduto - tokdehistória.com.br


                                   Foto do cangaceiro Barreira preso - fotos.estadao.com.br



                                             Foto do ex cangaceiro Barreira - Grupo LCN

Fonte: 
JORNAL DE ALAGOAS, 09 de Setembro de 1938, apud BONFIM, 2015, P. 17 - 21.


https://oficiodasespingardas.blogspot.com.br/2015/08/o-salvo-conduto-de-por-salvio-siqueira.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário