Literatura
Potiguar, Editora Autores Associados/ADURN/Cortez Editora, Coleção Teoria e
Prática Sociais, Ano 1982, LENDO E APRENDENDO - A CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO, José
Willington Germano. Capa: Jeronimo Oliveira.
José
Willington Germano
O início da
década de 60 (1960-1964) foi pródigo no que diz respeito ao aparecimento de
movimentos e campanhas de educação que propunham desenvolver práticas
alternativas à educação convencional. Foi nesse período em que, por exemplo,
Paulo Freire desenvolveu as suas experiências e sistematizou o seu conhecido
método; surgiu o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Movimento de Cultura
Popular (MCP) deitava suas bases em Recife. Esse também foi o período em que
despontou e se desenvolveu em Natal (RN), a Campanha "De Pé no Chão Também
se Aprende a Ler", conhecida pela sua originalidade. Este trabalho apresentado
originalmente como dissertação de mestrado em sociologia, consiste num estudo
sobre a mencionada Campanha em suas várias dimensões. Trata-se, pois, de uma
contribuição com vistas à recomposição da memória histórica da Campanha, não
somente no que diz respeito às suas formas peculiares de organização e ao seu
desenvolvimento respectivo, bem como no tocante ao contexto histórico em que
surgiu. Com efeito, isto significa, em primeiro lugar, que uma preocupação
marcante permeia este estudo, qual seja, o de empreender uma investigação das
relações entre política e educação e, a partir daí, tentar desvendar o que
possibilitou o desenvolvimento de tais práticas educativas, e, em particular,
da Campanha "De Pé no Chão..." Nesse sentido, a crise econômica e a
crise política (o colapso do populismo) das classes dominantes e a ascensão
política dos trabalhadores urbanos e rurais foram decisivas para que isso
ocorresse. O movimento militar de 1964, entretanto, pôs fim à Campanha "De
Pé no Chão Também se Aprende a Ler", debaixo de severa repressão.
Assim
delineado, este livro deve ser objeto de interesse de todos aquelas que se
preocupam com a questão da educação em nosso país, principalmente quando se
sabe que nos últimos anos ela vem se distanciando. É preciso, pois, repensar a
educação, e o relato e análise de experiências passadas podem jogar um papel de
uma prática educativa que se pretenda questionadora.
Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gomzagueano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário