Por Dr. Epitácio de Andrade Filho
No período de 2000 a 2003, uma série de encontros sobre saúde mental e rádio comunitária foi realizada no Médio-oeste potiguar. Com o objetivo de debater questões relacionadas à saúde psíquica da população médio-oestana e sua interface com a radiodifusão comunitária, profissionais de saúde, professores, estudantes e militantes culturais decidiram fazer reuniões preliminares para conhecer problemas e depois esboçar uma programação para ser efetivada em eventos nas cidades que oferecessem viabilidade para sua realização.
O primeiro deles ocorreu em Janduís (2000), cuja programação contou com uma oficina sobre montagem e elaboração de um experimento/programa de radiodifusão comunitária; uma palestra sobre saúde mental ministrada pela psicoterapeuta de casal e família Sheilla Moura Rodrigues (CAPS-Leste/Natal); um show com o sanfoneiro Odílio de Belém e sua gente; e um passeio ao Santuário do Lima em Patu, local de realização do segundo encontro, que ocorreu no ano seguinte.
Em 2001, o Hotel do Lima sediou este encontro. Na cidade, o Movimento Patu 2001, fundado no ano de 1997, tinha como bandeira o desenvolvimento sustentável local e incluía entre seus projetos a criação de uma rádio comunitária e a implantação do CAPS/PATU.
No ano de 2002, o evento aconteceu no salão paroquial de Martins. A rádio Vida foi a anfitriã. Os integrantes do programa de radioteatro “Porque Hoje é Sábado” de Caicó participaram da realização.
O último evento da série ultrapassou os limites da região e foi realizado no Alto Oeste. A cidade de Rafael Fernandes foi a sede em 2003.
Esses encontros ajudaram a despertar nos jovens o interesse por radiodifusão comunitária e ampliaram a consciência da população acerca da saúde mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário