Por José Mendes Pereira
Simplesmente meus pensamentos. Nada real e nem contraria a literatura lampiônica que os escritores, pesquisadores e cineastas já a organizaram, colocando cada peça do dominó cangaceiro nela.
Com um corte de cabelo, talvez cuidado recentemente do dia que fez esta foto, você acha que a rainha do cangaço, a famosa Maria Bonita estaria feliz, quando nem uma demonstração de júbilo fez, para demonstrar o seu contatamento? Eu acho que não. No momento desta foto, ela fez cara de uma vida rodeada de infelicidade.
Vi nela uma péssima escolha. Deixou uma vida de sossego para acompanhar um homem sem nenhuma previsão de futuro pela frente. Maria Bonita estava apaixonada pelo o bandoleiro, e sua escolha foi infeliz. Agora era tarde. Errou diante de todos os seus, e de Deus.
A gente percebe que seu jeito sério, talvez, o seu pensamento estava um pouco distante daquele sofrimento cangaceiro, e que estava principalmente direcionado lá pras bandas de Malhada da Caiçara, de Santa Brígida, das amigas no seu tempo de criança, de adolescente. dos irmãos, dos seus queridos e estimados pais, do caminhar para a escola no meio de tantas outras alunas, no catecismo, nas missas dominicais, nos banhos de rio, nas lagoas do lugar.
https://www.jeremoabo.com.br/noticia/32633/santa-brigida-ba-terra-da-cultura-e-fe-celebra-60-anos-de-emancipacao-politica
Ao meu ver, a escolha que fez Maria Bonita de abandonar a sua família para viver ao lado de um fora-da-lei, perverso e sanguinário, sem dúvida, foi péssima. Não existe mundo melhor do que diante dos seus familiares, parentes e amigos. Um mundo sem estas famílias, para qualquer um de nós, nada faz ninguém feliz.
Maria viveu o inferno que ela mesma desejou. Maria jogou fora a sua felicidade, mesmo no meio de grandes brigas acirradas com o seu esposo José Miguel da Silva, o Zé de Neném, e se tivesse ficado ao seu lado, não estaria jogada no mundo de crimes e correrias dentro da caatinga do nordeste brasileiro. Péssima escolha Maria Bonita, você fez.
Certo dia li um texto do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima, que
Informação ao leitor: São apenas as minhas inquietações, assim como dizia o escritor Alcino Alves Costa.
http;//blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário