Seguidores

sexta-feira, 12 de julho de 2024

HISTÓRIA DA REVISTA: JESUÍNO BRILHANTE EM QUADRINHOS.

 Por Dr. Epitácio de Andrade Filho

HISTÓRIA DA REVISTA: Jesuíno Brilhante em Quadrinhos Fundamentada num referencial bibliográfico composto por “Cangaceiro Romântico”(1971) , de Raimundo Nonato; “Solos de Avena”(1964), de Alício Barreto; “Flor dos Romances Trágicos”(1966), de Câmara Cascudo; e “Os Brilhantes”, de Rodolfo Teófilo, a primeira edição da Revista de História em Quadrinhos sobre o cangaceiro potiguar Jesuíno Brilhante, de autoria de Emanoel Amaral, Aucides Sales e Luiz Elson Dantas, foi publicada em 1981.

Nesse mesmo ano, o trabalho de campo foi realizado em Patu e Janduís, no Rio Grande do Norte, e Catolé do Rocha, na Paraíba.

Nessas atividades laborais, os pesquisadores ficaram hospedados na Fazenda Lages, zona rural de Patu, acolhidos pelo casal-proprietário Oliveira Rocha (Joaquim e Carmelita).

Em Janduís, um membro da família Brilhante foi escolhido como modelo para o desenho de Jesuíno. Integrantes da família Limão foram fotografados no Sítio Croatá, zona rural de Patu/Almino Affonso. Em Catolé do Rocha, familiares do escritor Alício Barreto foram entrevistados. Emanoel Amaral escreveu e desenhou a paginação inicial. Aucides Bezerra de Sales foi o roteirista e responsável pela arte final.

Em 1987, uma parceria entre Fundação josé Augusto, Prefeitura Municipal de Patu (gestão 1983/88) e ACUP (Associação Cultural Universitária Patuense), quando era presidida pelo estudante de medicina Epitácio de Andrade Filho, viabilizou a 2ª edição da obra. Neste momento, o professor-mestre Luiz Elson Dantas já havia se associado aos outros autores. O lançamento do periódico ocorreu na memorável Jornada Universitária de Patu, desse ano.

Na ficha técnica da 2ª edição da revista também consta o nome de Arandi Salustiano de Sales, que mesmo criança, auxiliou na elaboração dos diálogos e desenhos nela contidos . Hoje cursando mestrado em artes visuais pela UFRN, Arandi lembra, detalhadamente, do lançamento na Boate Pântano, situada em Patu (terra natal de Jesuíno Brilhante).

Em 2012, durante o aniversário de 15 anos do Movimento Patu 2001, realizado em Natal, foi lançada a 3ª edição, agora com capa colorida.

Os dois eventos de lançamento contaram com a participação do cantor e escritor Dudé Viana.

Essa produção de História em Quadrinhos sobre Jesuíno Brilhante relata como marco inicial do cangaço entre Brilhantes e Limões, a resistência destes ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguay, o que difere de algumas versões, apesar de se afirmar que “não houve pretensão de esgotar o tema e muito menos torná-lo diferente”.

Jesuíno Brilhante HQ capa

Jesuíno Brilhante HQ contracapa

Fazenda Lages - casal Joaquim de Oliveira e Carmelita Rocha.

Jesuíno HQ colorida

Dudé juruna e Aucides

Luiz Elson

Arandi

Jesuíno Brilhante Recrutamento Guerra do Paraguay HQ

Enviado pelo autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário