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domingo, 15 de abril de 2012

UM TESOURO DE PORTUGAL – O MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Mosteiro de Alcobaça - Fonte - http://codigodacultura.wordpress.com/
Fundada pelo primeiro rei Português em 1153, o cisterciense Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi um dos mosteiros mais ricos e mais prestigiados na Europa medieval. A sua igreja foi o primeiro edifício em Portugal a adoptar o estilo gótico e ainda é s maior igreja do país.
História
Em março de 1147, em uma importante batalha em Santarém frente aos mouros, D. Afonso Henriques prometeu que iria construir um grande mosteiro se Deus lhe concedesse a vitória. Após vencer a batalha e se tornar o primeiro Rei Português, Afonso manteve a sua promessa. Ele fundou o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça em 1153 e o entregou a Bernardo de Claraval, um abade cisterciense que promoveu fortemente as Cruzadas.

Os monges cistercienses viviam em simples casas de madeira por várias décadas, enquanto esperavam para o mosteiro a ser construído. As obras começaram em 1178, eles foram capazes de ocupar os edifícios do mosteiro em 1223.
Os arquitetos são desconhecidos, mas provavelmente eram de origem francesa e basearam o seu projeto na Abadia de Clairvaux, fundada por São Bernardo em 1115. Esta abadia não sobreviveu aos dias atuais, tornando o Mosteiro de Alcobaça uma testemunha importante para a arquitetura cisterciense. Quando a igreja foi concluída em 1252, ele foi o primeiro edifício totalmente gótico e a maior igreja de qualquer estilo em Portugal. No final do século 13, o rei D. Dinis acrescentou o claustro gótico, poeticamente conhecida como o Claustro do Silêncio.

Ao longo dos séculos, os monges de Alcobaça fizeram contribuições significativas para a cultura portuguesa. Em 1269 eles foram os primeiros a dar aulas públicas ao seus seguidores e, posteriormente, produziram a história oficial sobre Portugal em uma série de livros. A biblioteca de Alcobaça foi uma das maiores de Portugal. Muitos monarcas portugueses foram sepultados no Mosteiro de Alcobaça nos séculos 13 e 14, incluindo Afonso II, D. Afonso III, e suas rainhas, bem como D. Pedro I e sua amante, a malograda Inês de Castro.
Escapou do Terremoto, Mas Não da Espada dos Invasores
Durante o reinado de D. Manuel I, um segundo andar foi adicionado ao claustro e uma sacristia nova foi construída em estilo manuelino, ricamente ornamentada. O mosteiro foi ainda mais ampliado no século 18 com a adição de um novo claustro e torres de igrejas novas. O mosteiro escapou de grandes danos com o forte terramoto de 1755. Em 1794, o escritor de viagens, crítico e colecionador de artes inglês, o Lorde William Thomas Beckford visitou o local e comentou que ele encontrou cerca de 300 monges “que vivem de uma maneira muito esplêndido!”. Mas a vida monástica em Alcobaça estava prestes a acabar.
Em 1810, as tropas invasoras francesas saquearam a famosa biblioteca, roubaram os túmulos, e roubaram e queimaram parte da decoração interior da igreja. O que quer que tenha sobrado deste saque gaulês foi posteriormente roubado em 1834 durante uma revolta anticlerical, que acompanhou a dissolução oficial da vida monástica em Portugal e a partida dos últimos monges de Alcobaça.
Mosteiro de Alcobaça foi designado como Património Mundial pela UNESCO em 1989 porque “seu tamanho, a pureza do seu estilo arquitetônicos, a beleza dos materiais e o cuidado com que foi construído tornar esta uma obra-prima da arte gótica cisterciense”.
Fonte - http://www.flickr.com
A fachada oeste da igreja do mosteiro cisterciense é o majestoso estilo gótico com enfeites barroco. No seu interior é um exemplo requintado de arquitetura gótica cisterciense. Em conformidade com princípios austeros cistercienses, decoração é mínima, permitindo que a apreciação máxima das linhas de subida verticais. Os corredores laterais são tão altos como a nave central. As abóbadas nervuradas são suportadas em arcos transversais e grandes pilares com colunas envolvidas. A abside, inundado de luz de grandes janelas góticas, tem um ambulatório com capelas radiantes.
A partir do ambulatório de um corredor leva para a sacristia, construída em estilo manuelino no início do século 16, onde existe um cofre Lierne esplêndido e um portal manuelino ricamente ornamentados com o brasão de armas Português.
Um Amor Real Perpetuado em Pedra
Mas é no transepto da igreja que está uma das atrações do mosteiro: os túmulos góticos reais de Pedro I (1320-1367) e Inês de Castro (1325-1355) , filha de um aristocrata castelhano. Tão importante quanto a magnífica arquitetura gótica da própria igreja são estes túmulos e sua história.
 Fonte - http://www.flickr.com
Eles se conheceram quando Pedro foi forçado a se casar com a jovem Constanza de Castela em 1339, mas Pedro se apaixonou por Inês e a tomou como sua amante. Depois de Constanza morrer em 1349, Pedro se recusou a casar-se novamente e continuou a ser dedicado a Inês, com quem teve vários filhos.
Pedro reconheceu todos os seus filhos com Inês e favoreceu os castelhanos na corte, levando o pai de Pedro, o rei Afonso IV, a considerá-la como uma ameaça ao seu reino. Assim, em 1355, o rei mandou matá-la.
Fonte - http://1.bp.blogspot.com
Dois anos depois, Afonso IV morreu e Pedro tornou-se rei. D. Pedro I declarou imediatamente que ele havia se casado com Inês em uma cerimônia secreta em Bragança, fazendo dela a rainha de direito. Segundo a lenda, o rei enlutado, em seguida, tomou sua vingança terrível, ele exumou o corpo de Inês, apresentou o cadáver na corte e ordenou que todos os seus cortesãos em homenagem à sua mão decomposta. Também forçou seus assassinos ao mesmo castigo e depois os matou. Este evento dramático mais tarde iria inspirar Camões, Velez de Guevara e tantos outros autores contemporâneos e cineastas.
Fonte - http://www.tripadvisor.com.br
D. Pedro encomendado suntuosos túmulos de mármore para si e para sua amada.  Ambos os túmulos têm efígies do falecido assistido por anjos. Os lados do túmulo de Pedro são decorados com episódios da vida de São Bartolomeu e as cenas de sua vida com Inês, incluindo a promessa de que eles estarão juntos até o fim do mundo. Os túmulos estão decorados com cenas da vida de Cristo e do Juízo Final estátuas de anjos prontos para despertar Pedro e Inês no Dia do Juízo, e criaturas grotescas que representam seus inimigos forçados a suportar o peso das tumbas. Embora danificados, os sarcófagos são as maiores peças de escultura do século 14 em Portugal.
Fonte - http://www.viagens.org
O Que Ver…
Além dos túmulos dos dois amantes reais, existem neste local os túmulos do século 13 da rainha Urraca de Castela e Rainha Beatriz de Castela. O túmulo mais notável é o da rainha Urraca, que é ricamente decorado.
Existe a sala do capítulo, ligado ao claustro por um portal de estilo românico, cheio de estátuas barrocas criadas pelos monges. Os visitantes também podem explorar o dormitório dos monges e do “scriptorium” onde eles copiaram manuscritos.
Fonte - http://www.viagens.org
A cozinha monástica é uma visão impressionante e interessante. Os monges de Cister, conhecidos por suas habilidades de engenharia, desviaram um braço do rio Alcoa direito pela cozinha, criando um permanente fornecimento de água corrente e límpida, além de um conveniente local de pescaria. A cozinha tem uma enorme chaminé. Afirma-se que até oito bois poderiam ser simultaneamente assados ali A cozinha é acompanhada por um refeitório espaçoso.
Os restos da biblioteca do mosteiro, incluindo centenas de manuscritos medievais, agora são mantidos na Biblioteca Nacional em Lisboa.
Se você tem interesse em história, arquitetura gótica ou de ambos, Alcobaça é para ser visto.
Acredito que este local é perfeito para escutar com um bom fones de ouvido (para não perturbar ninguém) a bela música “12 O’clock II”, do instrumentista grego Vangelis, do seu disco de 1975, “Heaven and Hell”.

Exraído do blo Tok de História, do historiógrafo e pesquisador do cangaço,
Rostand Medeiros
http://tokdehistoria.wordpress.com/2012/04/15/um-tesouro-de-portugal-o-mosteiro-de-alcobaca/

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