Por: Honório de Medeiros
Nas Seleções
do Reader Digest que meu pai colecionava na década de 40 eu lia, entre menino e
adolescente, uma seção cujo título era “Histórias da Vida Real”.
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Não me lembro
mais de qualquer das “histórias”, exceto uma: durante a Segunda Guerra Mundial,
as moças americanas eram incentivadas a participarem do esforço comum americano
escrevendo para seus compatriotas combatentes mundo afora. Um deles começou a
se corresponder com uma garota do interior de um daqueles estados americanos
do Oeste. Passaram-se os anos e as cartas, que começaram cordiais mas
distantes, assumiram um teor cada vez íntimo, com troca de confidências,
sonhos, planos e tudo quanto diz respeito a, finalmente, uma correspondência
amor.
Tudo correu
perfeitamente bem exceto pela recusa obstinada da moça em enviar, para seu
correspondente, uma fotografia e o nome da cidadezinha na qual morava. Todas
suas cartas eram enviadas da Estação Central de Trem da capital do seu Estado.
Ele argumentava dizendo que gostaria de ter, perto de si, não apenas suas
cartas e tudo quanto de bom elas lhe traziam, mas, também, uma imagem sua para
a qual pudesse olhar naqueles momentos terríveis pelo qual estava passando. Ela
lhe respondia, justificando-se, que o amor, entre eles, começara pelo espírito,
e assim deveria continuar até o momento em que, finalmente, pudessem se
encontrar frente a frente, e uma fotografia poderia lhe dar uma falsa impressão
que a realidade viria desmascarar.
Finalmente a
guerra terminou. Ele lhe escreveu para combinar o encontro e ela lhe pediu que
estivesse no dia e hora marcados, na Estação Central de Trem da capital do seu
Estado, quando seria reconhecida por trazer, nas mãos, um ramo de rosas
vermelhas. Esta seria a única forma de reconhecê-la que ele dispunha: não sabia
como era ela, em qual cidade vivia, e, mesmo, se seu nome era real ou fictício.
Meio-dia em
ponto, conforme combinado. O trem para. Ele salta e olha, ansioso, para todos
os lados. Há poucos transeuntes na Estação. Ninguém que aparente ser uma moça
desacompanhada portando um ramo de rosas vermelhas nas mãos. Começa sua
frustração. Será que foi enganado ao longo de todos os anos? Será que tudo
quanto ela lhe dizia por carta, o amor que nascera, os planos construídos, eram
mentiras? Parado, a maleta aos pés, a expressão ansiosa, ele olhava em todas as
direções tentando encontrar uma explicação para um possível atraso, como um
acontecimento de última hora, um obstáculo inesperado...
O tempo passou.
Uma hora depois, convicto que tinha sido iludido, ele começou a se dirigir para
o guichê de vendas de passagens. Pretendia ir embora o
mais rápido possível. Quando se aproximou do guichê viu, sentada, próxima ao
local, uma senhora de aproximadamente sessenta anos trazendo, em suas mãos, um
buquê de flores vermelhas. “Então é isso?”, se perguntou. “Ela é esta senhora,
e por essa razão não teve coragem de me enviar uma fotografia sua?”
Parado,
perplexo, pensou em se esconder – não era possível aceitar que aquela senhora
fosse sua amada! “E agora?” disse a si mesmo, “deveria honrar o amor espiritual
com o qual se comprometera e que independia de idade ou poderia justificar sua
fuga alegando ter sido manipulado?
Não resistiu.
Aproximou-se. “Senhora, seu nome é Lucy?”, indagou usando o nome usado por ela
nas cartas.
“Não, ela me pediu para ficar aqui algum
tempo, com essas rosas na mão, aguardando que alguém viesse a sua procura; ela
está ali”, e apontou. Um pouco além, vindo em sua direção, com outro buquê de
rosas vermelhas nas mãos, uma belíssima mulher lhe sorria, enquanto acenava
discretamente.
Extraido do blog do professor e pesquisador do cangaço:
Honório de Medeiros
http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br/2012/04/image-at-its-best.html
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