Seguidores

sábado, 18 de julho de 2015

RASPANDO O TACHO – COMIDA E CANGAÇO, NOVO LIVRO DE ADRIANO MARCENA

Autor Adriano Marcena

Após a publicação de Mexendo o Pirão, prefaciado pelo antropólogo Raul Lody, Adriano Marcena nos oferta mais um estudo inédito na história da alimentação brasileira: 


Raspando o tacho - comida e cangaço: relações etnogastronômicas entre nômades e sedentários nos sertões nordestinos (1922-1938), com prefácio de Ésio Rafael.

Desta vez, a publicação do historiador mergulha no universo nômade do cangaço para discutir as principais características da ‘munição de boca’ usada pelos cangaceiros.

É sabido que o nomadismo cangaceiro se dava dentro de uma sociedade sedentária (sertão nordestino) em meio à complexa rede de interesses socioeconômicos que envolviam os atores sociais. Como os cangaceiros se relacionavam com a comida e a bebida em suas andanças?

Com ilustrações de Carlos Newton Júnior, a publicação concentra suas atenções na interface entre cangaço – especificamente o bando de Lampião – e as comidas e as bebidas, tendo como norteador teórico a etnogastronomia, entendida como práticas alimentares com características próprias de um povo ou comunidade, desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de tradição e resistência, e que permitem a patrimonialização do ato de comer entre os comensais.

Tal exercício permitiu ao autor perceber o ato de comer como patrimônio, tanto entre sertanejos sedentários quanto as extensões vestigiais que escorreram pelos tachos andarilhos do cangaço.

A publicação traz uma versão em audiobook do livro para garantir o acesso das pessoas com deficiência visual e conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, além de ter o apoio cultural da Recife Promo.

Serviço: Lançamento de livro –

Título: Raspando o tacho - comida e cangaço: relações etnogastronômicas
entre nômades e sedentários nos sertões nordestinos (1922-1938).
Autor: Adriano Marcena
Local: Restaurante Teatro Mamulengo - Praça do Arsenal – Recife Antigo
Data: 25/07/15 (sábado)
Horário: Das 10h às 14h

Enviado pelo autor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário