Por José Mendes Pereira
Ponte
ferroviária sobre o Rio Mossoró. Lugar onde Lampião e seu bando cruzaram o rio
em direção a Mossoró.
Até hoje, esta
ponte por onde passou Virgulino Ferreira da Silva o rei Lampião e sua
respeitada malta em 1927, ainda continua do mesmo jeito, sem nenhuma rachadura
ou ferrugem. Quando ela foi feita, foi para durar séculos e mais séculos. Este
ano de 2016, ela completou 101 anos da sua inauguração.
Segundo o site Telescope.zip.net afirma que o idealizador
da construção da Estrada de Ferro foi Johan Ulrich Graff, comerciante suíço,
que fixou-se em Mossoró, em 1866, com seus companheiros Henri Burly, Rudolf
Gaysne e Conrado Meyer, este, também, suíço.
A tradição aponta Ulrich
Graff como suíço, mas, na correspondência de Francisco Romão Filgueira de
1940, endereçada à Câmara Cascudo, constante da obra em referência,
aponta Ulrich como inglês. Em 1868, Johan Ulrich abriu, na praça mossoroense, a
Casa Graff, voltada ao comércio de importação de fazendas (tecidos) e
exportação dos produtos do Nordeste brasileiro – algodão, peles e
cera-de-carnaúba, etc. Construiu grandes armazéns no terreno adquirido do
negociante Joaquim Nogueira da Costa que localizavam-se na Praça da Redenção.
Citarmos as
fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Fontes: 1. Cascudo,
Luís da Câmara. 2001; 2. Brito, Raimundo Soares de. 1985, 2003;
3. Centro
de Memória-TRE-RN; 4. Memorial do Ministério Público do
RN; 5. Estações Ferroviárias
do Brasil; 6. Fontes dos arquivos fotográficos 01 e 02, em P&B-Azougue. Artigo
originalmente postado em 06/11/2009, no site Telescope.zip.net.
Clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012_03_10_archive.html
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