Seguidores

sábado, 30 de abril de 2016

O VALOR DO POÇO FEIO PARA A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO/RN

Por José Romero Araújo Cardoso

Certos ambientes naturais e artificiais exercem atração descomunal sobre as pessoas, as quais os selecionam conforme escala de importância, integrando-os à vida social e econômica das comunidades humanas influenciadas pelos níveis de afeição e necessidades apresentados individualmente ou pelos grupos sociais.

O Poço Feio, localizado nas proximidades do leito do rio Apodi-Mossoró, na comunidade rural do Bonito, município de Governador Dix-sept Rosado, tem conferido ênfase ao extraordinário implemento ao orgulho popular em possuir e contar com o valioso capricho da natureza, personificado em caverna calcária de origem cretácea.

O Poço Feio é uma raridade entre formações rochosas metamórficas com origem biológica, tendo em vista que esse importante patrimônio espeleológico é passagem de correntes d'água em seu interior, motivo de exponencial enriquecimento de sua paisagem natural, infelizmente alvo, continuamente, de parcela da ação humana que desconhece noções elementares de educação ambiental.

Gerações inteiras, principalmente locais, vem despertando afeição ao lugar localizado em território dix-septiense, compreendido pelo Poço Feio e adjacências, pois tudo evoca maravilhas a serem deslumbradas, as quais foram também transformadas em verdadeiros elos de identidade, marcando e assinalando o imaginário popular.

Importante tarefa que precisa ser desempenhada por todos diz respeito à contínua preocupação e práxis com a preservação do Poço Feio, dispensando-lhe toda atenção para que o volume de dejetos, marcas impressas deixadas pelos frequentadores e a prática nefasta de quebrar vidro no local não recrudesçam os impactos ambientais.

José Romero Araújo Cardoso é professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró.

NOTA: Para os dix-septienses que não o conhecem, Romero é sobrinho do ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Lourenço Menandro da Cruz (1973-1976).

Enviado pelo autor José Romero de Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário