Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2016

EMOÇÃO MARCA A ABERTURA DO CARIRI CANGAÇO DE FLORESTA

Por Junior Almeida

Em um auditório lotado, teve início na noite de ontem (26) o Cariri Cangaço de Floresta. A abertura do evento aconteceu na Câmara de Vereadores local, onde mais de duzentos pesquisadores, escritores e visitantes de 16 estados do Brasil, se juntaram com o bom e acolhedor povo de Floresta se fizeram presentes em centenas de pessoas.

A mesa das autoridades formada pela prefeita de Floresta Rosângela Maniçoba, presidente da Câmara, Murilo Almeida, curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa e mais os representantes dos grupos de estudo do cangaço Archimedes MarquesJuliana PereiraNarciso Dias, mais um dos organizadores locais Manoel Serafim, a gerente da GRE Floresta Dilma Torres, secretária de educação Amanda Rafael.


Ao abrir o evento, numa fala de aproximadamente 20 minutos, Severo destacou primeiramente a platéia, que lotava naquele momento as dependências do poder legislativo. Continuando seu discurso Severo deu ênfase a luta do povo florestano, em especial os bravos nazarenos, com suas histórias de bravura no combate ao banditismo rural. Agradeceu aos organizadores locais e terminou como de costume homenageando os amigos do Cariri Cangaço, que foi um momento marcado pela emoção, onde um homenzarrão como Geraldo Ferraz, vestido a caráter como seu avô Teophanes Ferraz, marejou os olhos ao ser homenageado pelo curado do evento.



Outro momento emocionante, dentre os vários da solenidade, foi a entrega de uma placa homenageando Neco de Pautilha, recebida pela sua esposa Mariquinha, de quase 100 anos de idade. Também estavam presentes à Câmara, dona Neusa Gilo, neta de Gilo Donato, vítima de uma das maiores e covardes atrocidades da saga cangaceira. Outra “guardiã” da história de Floresta presente era dona Adália e sua Irmã Cotinha, professoras aposentadas da cidade, as quais tivemos a honra de sermos recebidos em sua residência. 

O evento foi encerrado com o lançamento do livro AS CRUZES DO CANGAÇO, dos florestanos Marco de Marcos De Carmelita CarmelitaCarmelita e Cristiano Ferraz, que promete esclarecer e corrigir muitas passagens do cangaço em Floresta.

Fonte: facebook
Página: O Cangaço
Link: https://www.facebook.com/



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário