Seguidores

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O SERESTEIRO COCOTA ERA MOSSOROENSE

Por José Mendes Pereira

Francisco de Almeida Lopes era mossoroense, e carinhosamente alcunhado por Cocota. Era filho de Messias Lopes de Macedo e da dona Joana Almeida Lopes. Era seresteiro e irmão dos cantores fundadores do antigo "Trio Mossoró" os quais são: 

1 - Oséas Almeida Lopes nasceu em Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, idealizador do Trio Mossoró. É um cantor, produtor e compositor de música popular brasileira.  Além de vocalista do Trio era o responsável pelo o som do acordeon. Depois que o Trio Mossoró foi extinto, ele passou a cantar solo, e é conhecido nacionalmente por Carlos André.

https://www.youtube.com/watch?v=3XDblMUgBP8

Oséas Almeida Lopes (o Carlos André) foi um dos que teve a honra de participar dos shows do eterno rei do baião Luiz Gonzaga do Nascimento. 

https://www.youtube.com/watch?v=x4KPx-UKbiw

2 - Hermelinda Almeida Lopes nasceu no dia 31 de Outubro de 1945 em Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, e é conhecida por rainha do forró pé-de-serra. Além de cantora é também compositora. Também teve a honra de cantar ao lado do rei do baião Luiz Gonzaga.

Hermelinda também canta solo, mas sempre está acompanhando os irmãos em shows. Segundo ela me falou que reside no Rio de Janeiro, em companhia do irmão João Mossoró. Também fez parte da amizade do rei do baião Luiz Gonzaga, tendo sido emprestada por alguns anos ao rei do baião pelo o irmão Carlos André.

https://www.youtube.com/watch?v=Hxu76ddt9Yg

3 - João Batista de Almeida Lopes nasceu em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia 15 de janeiro de 1947. Antes, era conhecido por Sibito, apelido dado pelo rei do baião Luiz Gonzaga. Mas é mais conhecido como "João Mossoró". É um cantor e compositor brasileiro. Era componente do Trio Mossoró, e além de vocalista, era zabumbeiro do Trio. Atualmente canta solo, mas vez por outra os irmãos se reúnem e fazem shows por este Brasil afora, mesmo o Trio não mais existindo profissionalmente. Também fez parte da amizade do rei do baião Luiz Gonzaga, e alguns anos fora emprestado pelo o irmão Carlos André.

https://www.youtube.com/watch?v=zyN0RDJCrNg

Quando os irmãos (Trio Mossoró) estavam no auge da fama, convidaram o "Cocota" para tentar a carreira solo no Rio de Janeiro, e lá, seria apadrinhado pelos irmãos que já faziam muito sucesso. O convite feito pelos irmãos foi aceito por "Cocota", mas o seresteiro não imaginava que a sua viagem e carreira artística estariam prestes a serem encerradas, e por má sorte, ou coisa arquitetada, o "Cocota" estava marcado para morrer. E na noite do dia 12 de fevereiro de 1962, "Cocota" foi assassinado em Mossoró, com 38 perfurações de tesoura. O seresteiro tentou fugir do local em que estava, mas não conseguiu se livrar da morte, caindo logo em seguida. 

Seu Messias e Dona Joana Lopes tiveram o desprazer de ver o seu ente querido morto, com o corpo e os punhos banhados em sangue, saindo pelas perfurações feitas pela maldita tesoura e pelos cortes dos vidros, que no momento ele tentava pular um muro no local. 

O seresteiro "Cocota" tentou se livrar da morte, fez tantos esforços para viver, no intuito de apresentar a sua invejada profissão aos brasileiros, principalmente aos seus conterrâneos mossoroenses. Mas infelizmente não conseguiu, "Cocota" está morto, calando assim, a sua voz, e acabando com os sonhos daquele que foi o maior seresteiro da nossa cidade mossoroense.

Para homenageá-lo, em 1966, os irmãos gravaram uma linda música com o título "A MORTE DO SERESTEIRO", e foi gravada no long-play. Está no disco vinil 5ª faixa. 

Lamento! Não tenho o link do vídeo que tem esta música em homenagem ao "Cocota", para deixar nesta página, apenas entrego aos fãs destes irmãos artistas a letra da música dedicada ao "Cocota":

A MORTE DO SERESTEIRO
Trio Mossoró

Vai aqui nossa homenagem
Ao passarinho cantor
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou.

Até hoje Mossoró
Reclama o seu seresteiro
Cocota cantava forte
Mas manso que nem cordeiro
Nem mesmo Jesus livrou-se
Da covarde traição
Outro Judas veio à terra
Para acabar com o nosso irmão.

Nós três aqui na terra
Seguimos sua lição
Cantando para o nosso povo
Nosso, novo baião
Parece que estou vendo
Lá no céu ele sorrindo
Em saber que aqui na terra
Seus irmãos estão lhe seguindo.

Vai aqui nossa homenagem
Ao passarinho cantor
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou
Que certa mão cruel e fria
Covardemente o matou.

Até hoje Mossoró
Reclama o seu seresteiro
Cocota cantava forte
Mas manso que nem cordeiro
Nem mesmo Jesus livrou-se
Da covarde traição
Outro Judas veio à terra
Para acabar com o nosso irmão.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário