Seguidores

terça-feira, 1 de novembro de 2016

LAMPIÃO ERA UM HOMEM SIMPLES E DEDICADO À SUA FAMÍLIA

Por João Martins

Lampião era uma figura máscula e fascinante. Tinha a personalidade e o magnetismo de um verdadeiro chefe. No contato pessoal, era um homem simples e amável, dedicado a todos da sua família. Ele se tornou um “fora-da-lei” por força das circunstâncias. 

José Ferreira da Silva pai de Lampião - Foto redesenhada por Diin Laden

O seu pai, que era um homem bom e pacato, sofreu perseguições sem conta, por questões políticas, e teve de mudar com toda a família, várias vezes, abandonando as suas terras, o que, para um sertanejo, é o pior castigo. Por fim, tendo ido viver em outro Estado, Alagoas, nem mesmo assim pôde ficar em paz. Foi assassinado pela Polícia.

Maria Sulena da Purificação mãe de Lampião - Foto redesenhada por Diin Laden

A mãe de Lampião morrera poucos dias antes, também em consequência da perseguição que lhes era movida. Diante disso, Virgolino tornou-se Lampião. Não tinha para quem apelar, não tinha a quem pedir justiça. Resolveu fazer justiça pelas próprias mãos e não pôde mais parar.

Ele foi um produto do meio e das condições sociais da época. Não era um tarado, um assassino nato, um lombrosiano. Uma vez morto, à traição, envenenado, pois não é verdade que tenha morrido em combate ou que tenha sido pegado desprevenido, tanto ele quanto Maria Bonita foram decapitados, como se sabe.

http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/06061959/060659_2.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário