Seguidores

sexta-feira, 7 de abril de 2017

GENTE DAS RUAS DE POMBAL PADRE SÓLON DANTAS DE FRANÇA

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Padre Sólon Dantas de França, nasceu no Sítio Várzea da Serra, então distrito de Paulista. Era filho do poeta Belarmino de França e dona Emerenciana Dantas de Sousa.

Padre Sólon foi ordenado sacerdote no dia 10 de Julho de 1968, celebrando a sua primeira missa no dia 15 de Julho do mesmo ano, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Padre Solon Dantas de França

Pe. Sólon foi Professor de Português, Educação Moral e Cívica no seminário de Cajazeiras. Em Pombal, foi professor nas escolas estaduais Arruda Câmara e João da Mata, do Colégio Josué Bezerra, foi diretor do Orfanato Nossa Senhora de Fátima, da Escola Paroquial São Vicente de Paula, Diretor Fundador da Creche Pequeno Príncipe e Diretor do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro.

Fundou em Pombal as Faculdades de Ciências Contábeis e Agronomia. Padre Sólon de França foi uma grande apoiador e incentivado da cultura dos negros do Rosário de Pombal, e mais em particular da Irmandade dos Negros do Rosário, pela qual ele tinha um especial respeito.

Muito embora Padre Sólon tenha deixado uma imagem de um homem “ignorante” e sem um mínimo de senso humor, não era essa realmente as suas características. Era bastante humilde no trata com as pessoas, principalmente os que dependiam economicamente dele.

No meu livro “A IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO”, fiz a transcrição de um registro em ata de uma agressão contra padre Sólon, perpetrada por um irmão de opa. O registro se deu na ata de 4 de agosto de 1976, e tratou-se de reclamação feita pelo próprio Padre Sólon de França ao juiz da Irmandade, a respeito do comportamento reprovável de um irmão de opa. O juiz ficou com a responsabilidade de levar o assunto à sessão seguinte, realizada no dia primeiro de janeiro de 1977, a qual foi dirigida pelo vice juiz, o Manoel Tomaz. Depois de caloroso debate, a mesa diretora deliberou pela expulsão definitiva do irmão em falta, o senhor Raimundo Agustinho Nascimento. Os motivos do destrato ao padre são registrados em ata como sendo “ignorados”.

Esse registro mostra que o padre Sólon não agia com truculência, deixando que o grupo resolvesse os seus próprio problemas.

Padre Sólon nasceu no 04 de Maio de 1935 e faleceu em 03 de Junho de 2006.

Jerdivan Nóbrega de Araújo

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário