Seguidores

sexta-feira, 7 de abril de 2017

O RIO AMAZONAS

Por Clerisvaldo B. Chagas, 7 de abril de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.658

Entre os montes que circundam a minha cidade, avulta-se a serra do Poço. Com mais de 500 metros de altitude, é assim chamada porque se divide também com o município de Poço das Trincheiras. Faz parte do Maciço de Santana do Ipanema, é a mais alta do maciço e já foi celeiro de frutas e referência de produtos agrícolas de qualidade. No sopé já foram encontrados fósseis, cujas escavações não progrediram.


Como todo povo brasileiro, a criatividade também impera no povo sertanejo. Ainda hoje quando alguém quer se referir à longevidade de pessoas, exclama: Fulano é mais velho do que a serra do Poço. E assim aquele monte absorveu mais essa função social do humorismo caboclo.

Mas não só a idade da serra do Poço interessa aos estudiosos e habitantes do lugar. Distante dali grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília, juntamente com cientistas europeus deu mais um passo importante nos mistérios da Região Norte. Descobriu que o rio Amazonas tem 8 milhões de anos, ampliando pesquisas anteriores que davam ao maior rio do mundo apenas 1 a 1,5 milhão de existência.

A constatação atualizada teve como base os estudos dos sedimentos, a maioria de formação da Cordilheira dos Andes que vai de 10 a 5 milhões de anos atrás.

O rio existia pequeno e como lago. Sua nova idade é contada a partir da sua expansão até o Oceano Atlântico. Quando se ergueu a Cordilheira, esta empurrou rio lago e tudo para a vertente do Atlântico, o rio se expandiu chegando até o que conhecemos atualmente.

Várias secas estão ocorrendo no Amazonas e também períodos de chuvas em tempos não previstos. E como dissemos antes, somente a continuação dos estudos mostrarão novas luzes sobre a influência do rio, Floresta Equatorial e a Natureza com sua biodiversidade. Por isso saber o passado é importante para se compreender o que fazer no futuro.

Além de tudo o que já foi descoberto, sabe-se que a umidade que sai da região amazônica, vai para o Pacífico, mas é impedida pelas alturas dos Andes que manda a umidade de volta e faz chover no Distrito Federal, Brasília e Centro-Oeste.

E para encerrar, apesar de seus 8 milhões de anos, o rio Amazonas ainda é considerado jovem

Nesse caso, você escolhe em dizer que aquela pessoa que você não aprecia é velha que só a serra do Poço ou novinho igual ao rio Amazonas.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário